A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) realizou nesta terça-feira, 1°, em Palmas, o curso “Como fazer a gestão de SST na era do eSocial?”. O evento aconteceu na sede da FIETO com a participação de empresários e representantes de indústrias.

A plataforma eSocial foi criada em 2015 para unificar os tributos e o FGTS, bem como buscar informações de natureza fiscal tributária, trabalhista e previdenciária. No curso, os participantes conheceram a ferramenta digital dentro da gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e aprenderam sobre as ações da indústria na competitividade.

Para o assistente de Recursos Humanos, Welder Brandão, as capacitações sobre as variáveis do eSocial já apresentam bons resultados na empresa em que trabalha. “O sistema muda várias coisas, tanto o regime quanto a política das empresas. A gente já está trabalhando em cima disso. A ferramenta facilita tanto para nós empregadores quanto para os empregados que terão acesso direto a seus cadastros, FGTS e etc”, ressaltou ele.

A capacitação foi ministrada pelo Engenheiro de Minas e especialista em Engenharia do Trabalho, João Carlos de Araújo. Para o engenheiro, a ferramenta veio melhorar a questão de arrecadação de tributos que estão envolvidos na área trabalhista: “O que a gente está fazendo aqui é tentando passar uma ideia de melhoria de gestão de SST para que o impacto do eSocial sobre as empresas seja minimizado”, destacou.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa FIETO