A região Sul do Tocantins ganha nesta sexta-feira, 01, mais uma nova unidade do projeto Horta Comunitária idealizado e implantado pelo deputado estadual Eduardo Fortes. Desta vez será na cidade Figueirópolis e durante a inauguração duas toneladas de frutas, verduras, legumes e hortaliças serão distribuídos para as famílias que mais precisam.
“Com muita alegria estamos entregando a horta de número 15. Transformamos uma área improdutiva em produtiva e estamos garantindo um reforço na alimentação de centenas de famílias”, destacou o deputado, agradecendo a parceria do projeto Amar Figueiras, do líder Toti Milhomens e da vereadora Soraima
Horta Comunitária
O projeto Horta Comunitária existe há mais de sete anos. Somente em 2023 atendeu mais 50 mil famílias de Gurupi, região Sul e Sudeste, distribuindo 150 toneladas de frutas, legumes, verduras e hortaliças.
O projeto é inovador ao recuperar e dar destinação social e econômica para áreas disponíveis e sem uso específico nas cidades. “As hortas comunitárias reduzem a insegurança alimentar das milhares de famílias atendidas, na medida que aumenta o acesso à comida – especialmente à alimentos frescos e ricos em nutrientes”, destacou Eduardo Fortes.
Ele acrescentou que famílias carentes e vulneráveis e especialmente as crianças e mães solo, são os maiores beneficiados pela disponibilidade de alimentos para o autoconsumo.
Ascom Eduardo Fortes