Maria Jose Cotrim
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou à Gazeta do Cerrado que de maio a setembro deste ano, foram realizadas 1.942 cirurgias eletivas e do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar – PAGH- Cirúrgico, conhecido como “Opera Tocantins”. O Programa foi criado na gestão do governador Mauro Carlesse.
Segundo a secretaria, o Programa tem por objetivo permitir a ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos de baixa, média e alta complexidade e está sendo executado regularmente pelas unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual.
A Gazeta questionou ainda sobre quantitativo da equipe médica para a realização das cirurgias. Conforme a secretaria, as equipes formadas para o “Opera Tocantins” são compostas de profissionais do quadro da SES, que aderem voluntariamente ao projeto e cumprem com critérios pré-estabelecidos pela Lei nº 3.369 de Julho de 2018 e normativas da pasta.
Sobre a longa fila de espera encontrada pela atual gestão, a secretaria diz que os pacientes dessa lista podem realizar seus procedimentos cirúrgicos pela rotina ou pelo projeto “Opera Tocantins”, que amplia a capacidade de realização das cirurgias, realizando-as em períodos de maior ociosidade dos Centros Cirúrgicos (fins de semana e horários noturnos), utilizando como força de trabalho os profissionais que não estejam escalados, suprindo o déficit de servidores e ainda atendendo os procedimentos de rotina.