Candidata a prefeita de Gurupi, Josi Nunes – Foto: Reprodução/PROS

Maju Cotrim

2020 e a onda de racismo e preconceito infelizmente ainda é latente na sociedade sendo usada inclusive para atingir candidatas durante campanhas eleitorais.

A filha da candidata a prefeita de Gurupi, Josi Nunes do PROS, a médica Luana Nunes Garcia fez um desabafo numa rede social sobre o preconceito que sua mãe vem sofrendo em razão do cabelo crespo.

Josi assumiu os cachos ainda quando era deputada federal e claques de adversários ao invés de analisarem suas propostas fazem críticas ao cabelo dela.

Na política e fora dela infelizmente padrões estéticos tentam excluir as mulheres e a “desconstrução” da identidade étnico racial não pode jamais ser imposta para que qualquer mulher dispute cargos eletivos.

Veja o desabafo da filha de Josi:

VAMOS FALAR SOBRE PRECONCEITO?
Hoje olhando alguns posts me deparo com alguns apoiadores de um outro grupo político fazendo os seguintes comentários: ela não sabe nem arrumar o cabelo dela, como vai cuidar da cidade? ela não construiu patrimônio, como vai administrar Gurupi! E mais uma campanha(falei sobre isso na última) tentam usar o cabelo dela como demérito! Em relação ao patrimônio dela, o estranho não é ela ter saído dos seus mandatos sem ter construído uma fortuna, porque política não enriquece quem decide ser honesto, o estranho é ver pessoas enriquecendo mandato após mandato, fazendo campanhas caríssimas! Ela nos deu educação, e isso vale mais que qualquer bem material!
Mas Sinceramente o que me deixa mais enojada é ver algumas pessoas falando do CABELO dela, como se ter um cabelo enrolado, crespo, encaracolado a tornasse inferior, menos capaz! Grupinho de Whats pra confabular e disseminar o ódio é algo ridículo, é vergonhoso! Ela não precisa do apoio de ninguém pra deixar os cabelos dela do jeito que ela quiser! Somos descendentes de negros, meu avó era negro, meu irmão é negro e temos muito orgulho disso, minha mãe tem muito orgulho do cabelo dela!
Quando “as pessoas” decidem propagar esse tipo de coisa, não estão ofendendo só a ela, estão ofendendo várias outras pessoas, várias outras mulheres que decidiram não seguir um padrão imposto por uma sociedade, várias outras mulheres e homens que tiveram que superar muitas coisas e que tem o cabelo como símbolo disso!
Nós mulheres somos competentes, capazes, independente do que decidimos usar, do cabelo que optamos em ter! Eu teria vergonha de votar em qualquer candidato que pensasse ou estivesse rodeado de pessoas com esse pensamento, não respeita nem o cabelo, vão respeitar o que?
Cabelo a gente muda, se quiser, mas sabe o que não muda nunca? A falta de caráter, a falta de empatia pelo próximo, a falta de honestidade e respeito!
Ela é livre, nós somos livres, e não, não serão vocês que irão dizer como devemos ser, NÃO MAIS!!!!
Josi Nunes e Gleydson Nato 90

Ps: todos os comentários preconceituosos e racistas serão anexados!