Taquaruçu – Divulgação

Lucas Eurilio

Famílias de chacareiros da Associação da Serra de Taquaruçu, em Palmas, entraram em contato com a nossa equipe neste domingo, 17, informando sobre um assassinato na região onde moram.

Conforme as informações do Movimento Sem Terra (MST), Roberto Muniz Campista teria questionado um grileiro sobre ações ilegais na região de chácaras, e em seguida, foi morto a tiros.

O crime teria acontecido entre a noite de sábado, 16 e a madrugada de domingo 17, e de acordo com o MST, o assassinato foi motivado por distupa de terras, já que o local é alvo de conflito agrário.

O Movimento afirmou ainda que antes de ser morto, Roberto já tinha sofrido uma tentativa de homicídio em 23 de setembro deste ano, quando estava com sua família em uma caminhonete, seguindo para o distrito de Taquaruçu.

Segundo os moradores, o conflito acontece porque uma família tradicional da região afirma ser proprietária, mas os chacareiros criticam e dizem que as terras pertencem à União.

Nossa equipe entrou em contato com a Polícia Militar (PM-TO) solicitando detalhes sobre o assassinato.

Veja o que disse a PM

Em patrulhamento no distrito de Taquaruçu, os policiais militares foram abordados pela testemunha dizendo que o seu pai acabara de ser alvejado por disparos de arma de fogo. No local a vítima foi encontrada já aparentemente sem vida.

Segundo a testemunha, o seu pai vinha sendo constantemente ameaçado devido a disputas judiciais de propriedades rurais na região. Informou ainda que dois homens os quais disputavam a propriedade de uma fazenda eram os responsáveis pelas ameaças.

Diante do exposto foi solicitado a presença dos órgãos competentes: perícia científica, delegacia de homicídios (DHPP) e IML que realizaram os procedimentos legais.