O cineasta Rony Guilherme, acompanhado do operador de turismo Alex Paulo (Jalapão Extremo), esteve nesta segunda, 8, com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, para apresentar o filme RSVP Jalapão.

A produção será filmada em 2021, sendo que quase 70% de suas locações encontram-se em Mateiros e Palmas, e as demais em São Paulo. O elenco principal traz os atores Jarbas Homem de Mello, Adriane Galisteu, Walter Breda, Maximiliana Reis e Cristtina Freitas. O tema central é a Síndrome de Burnout, distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema.

A abreviatura de Répondez S’il Vous Plaît é uma expressão francesa que significa “Responda por favor”. Segundo Rony, a obra se volta para a região turística mais famosa do Tocantins e uma das mais belas do Brasil como um refúgio à vida estressante dos grandes centros urbanos.

Além de trazer uma nova produção audiovisual ao Jalapão e a Palmas, o diretor explicou a Jairo Mariano que o projeto envolve capacitação técnica, por meio de workshops para costureiras de Mateiros, que farão o figurino, e jovens da Capital, que terão aulas de direção, desenvolvimento de roteiro, edição, fotografia. Rony revelou que o mesmo trabalho foi desenvolvido na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), com ótimo retorno. Lembrou ainda que o filme será distribuído em países como Itália, Espanha, Portugal e China.

“Nosso interesse é promover e divulgar o Estado”, enfatizou Jairo Mariano, ressaltando que a proposta de qualificação de mão de obra certamente será bem recebida pelo governador Mauro Carlesse, e que a Pasta está à disposição para colaborar com o sucesso do projeto.

A reunião foi acompanhada pela superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares.