Brener Nunes

O longa metragem que contará a infância do ex-piloto Ayrton Senna no Tocantins foi aprovado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) nessa terça-feira, 11. O filme será dirigido pelo premiado cineasta Vicentini Gomez. O longa leva o título de Ayrton: Meninices no Coração do Brasil.

Em conversa com a Gazeta do Cerrado, Vicentini explica que no longa será mostrado o que poucas pessoas conhecem sobre Ayrton. “Será apresentado histórias que pouco se conhecem sobre o Ayrton. Sobretudo, com um ótica dos velhos da terra aí do Tocantins, contando como eles viam o Ayrton quando ele passava as férias na fazenda do pai, em Taipas”, afirma o diretor.

Gomez ainda explica que irão entrevistar todos aqueles que conviveram com o ex-piloto, e que por enquanto, nenhum ator foi selecionado. “Iremos entrevistar todos, será um documentário ficcional, teremos atores interpretando alguns personagens. Não escolhemos atores ainda. Ainda faremos testes, até por questões de semelhança. Queremos algo bem fiel”, destaca.

Vicentini também enfatiza os incentivos que o filme trará ao Tocantins, como no turismo. “Também vamos apresentar as belezas naturais do Tocantins, o folclore, as lendas, músicas regionais, danças, fogueiras de São João, Festas Juninas. Tudo isso será retratas no filme. Temos a oportunidade de incentivar o turismo no Estado, de levar as pessoas a terem curiosidade de conhecer as belezas do Tocantins”, afirma.

O cineasta revela que deseja lançar o filme até agosto de 2020. “Quero lançar o filme até agosto do ano que vem, pois será quando o Ayrton completaria 60 anos”, destaca Gomez.

Vicentini Gomez em Cúmplices de Um Resgate (Divulgação)

O diretor não revelou quando devem começar as gravações no Tocantins, mas que irá filmar em fazendas na região de Taipas, onde Ayrton passou parte de sua infância, e também deve mostrar outras partes do Estado, como o Jalapão.

O filme está inscrito na Lei do Audiovisual no valor de R$ 2.882.770,00. “Vamos precisar do apoio do empresariado tocantinense, apoio do governo, do apoio de outras empresas também para buscar recursos. Temos até o final do ano para levantar esses recursos, e espero que consigamos antes, porque esse filme é de interesse mundial também, pois vamos mostrar o Tocantins ao mundo”, conta o cineasta.

Com 75 minutos de duração, o filme apresentará histórias, fatos, causos e lembranças de Ayrton quando criança nas férias escolares no Estado do Tocantins. Histórias inéditas narradas pelos “velhos da terra”, antigos moradores que conviveram e viram muitas histórias inéditas desconhecidas do grande público.

(Divulgação)

Vicentini Gomez

Vicentini Gomez é produtor, roteirista, diretor, ator, mímico e professor de cinema, teatro e TV. Seus filmes foram classificados em mais de 50 festivais de cinema e vídeo no Brasil e Exterior. Com seus espetáculos fez tournées pela Europa e América do Sul. Ganhou diversos prêmios, como o Mambembe do Ministério da Cultura – MinC, o de melhor ator do festival de verão de Madri-Espanha de 1981 e o de melhor filme da XXVII Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Produtor, Roteirista e Diretor da Série ConsCiência na Cultura, projeto em parceira com a UNESP – Universidade Estadual Paulista, veiculado pela TV Cultura de São Paulo. Produtor, Roteirista e Diretor do longa metragem Porto das Monções. Produtor, Roteirista e Diretor do longa metragem História & Estórias. Criador da série O Baú da História, para crianças, que conta em filmes a história das Cidades Brasileiras. Criador da série Plaquita. Foi diretor da APETESP (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo) de 1990 até 2004. É membro da UBE – União Brasileira de Escritores. Recentemente representou o Delegado Cavalcante na novela Joia Rara e o Serjão na novela Avenida Brasil da TV Globo. No ar no SBT como o Italiano Giuseppe na novela Cúmplices de um Resgate. Atualmente com exibição em circuito universitário do filme longa metragem Justiça! Uma história. Em fase de produção do longa metragem “Duzinda”.