O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM- RJ), colocou em pauta para votação em Plenário, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 397/2017. Conhecida como PEC dos Pioneiros, a proposta visa garantir a convalidação de todos os atos administrativos praticados no Tocantins de 1° de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1994. A sessão está marcada para esta sexta-feira, 18.

Relator da PEC, o deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO), destacou que esta votação põe fim há 20 anos de espera e corrige a injustiça praticada pelo Governo do Estado aos Pioneiros do Tocantins.  “Estes homens e mulheres se instalaram no sertão tocantino para que hoje fôssemos à linda Capital que nos tornamos e mesmo assim, após tanta luta destes desbravadores eles foram demitidos de suas funções públicas por meio de uma portaria”, lembrou.

Com 258 votos favoráveis, a PEC dos Pioneiros é aprovada na Câmara dos Deputados e seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

 

Entenda

Sobre o argumento de que os atos foram praticados de boa-fé, diante da precariedade estrutural do Estado recém-criado, a Proposta de Emenda à Constituição foi apresentada em 2015 pelo ex-senador Vicentinho Alves (PL), votada e aprovada por unanimidade no Senado Federal. Em 2017 foi encaminhada para apreciação na Câmara dos Deputados e desde então o deputado federal Vicentinho Júnior tornou-se defensor da aprovação da PEC.

Em agosto de 2019, Rodrigo Maia autorizou a instalação da Comissão Especial para análise da proposta, que aconteceu no dia 30 de setembro. No dia 26 de outubro foi realizada a primeira audiência pública que contou com a participação dos Pioneiros do Tocantins.