Estação de ônibus lotada em Palmas – Foto – Reprodução
Equipe Gazeta do Cerrado
A gratuidade no transporte coletivo público deve acabar nesta quinta-feira, 2, e a cobrança de passagens deve voltar já nesta sexta-feira, 3, em Palmas. Até o momento, a medida não foi prorrogada.
O ‘benefício’ foi concedido aos palmenses desde o início de fevereiro, após a Prefeitura assumir completamente os serviços do transporte coletivo e passar por uma série de dificuldades.
Nesta quinta-feira, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) deve anunciar novas mudanças durante uma coletiva de imprensa, marcada para às 9h, no Espaço Cultural.
Aprovação da criação da ATCP
A Câmara Municipal de Palmas aprovou no início da noite desta quarta-feira, 1º, a Medida Provisória nº 5, que cria a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP). Por votação em turno único, em sessão extraordinária, os vereadores da Capital aprovaram a criação da autarquia municipal sem alteração e por unanimidade.
A MP nº 5 foi para votação no plenário com pareceres favoráveis pela aprovação das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), de Políticas Públicas Sociais (CPPS) e de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle (CFTFC).
A ATCP autarquia foi criada pela prefeita Cinthia Ribeiro em 29 de novembro para fazer a operação do transporte público urbano e de todo o sistema e sua infraestrutura, tais como frota de ônibus, terminais, estações e pontos de embarque e desembarque, equipamentos e instrumentos de controle da bilhetagem. A ATCP é presidida pelo secretário municipal de Assuntos Fundiários, Fábio Chaves, designado para responder pela autarquia cumulativamente.
A Prefeitura de Palmas assumiu no dia 1º de dezembro, por meio de requisição administrativa, a operação do sistema de transporte coletivo urbano, com o fim da concessão do serviço, antes feito pelas empresas Expresso Miracema Ltda, Palmas Transporte Ltda e Viação Capital Ltda.
*Com informações da Secom Palmas