Imagem da câmera de segurança da farmácia em Paraíso – Foto: Reprodução
Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
Uma história com susto, mas com final feliz! Gustavo Braga, de 21 anos, estudante de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e trabalhava durante a tarde dessa terça-feira, 16, em uma farmácia em Paraíso do Tocantins. Um homem chegou no local para comprar remédio para sua filha de quatro meses de idade. A compra foi realizada e o pai saiu a caminho de casa.
Em entrevista à Gazeta, Gustavo conta que alguns minutos depois o homem volta desesperado com a criança no colo: ela havia engasgado com o medicamento. “Ele chegou desesperado e estava bem ofegante e pálido”, disse o jovem.
O estudante conta que o homem tentou fazer massagem na criança, mas nada funcionava.
Vendo que nada funcionava, Gustavo relata que percebeu que sabia algo sobre e poderia ajudar. “Foi quando peguei a criança para tentar fazer o processo que se não me engano se chama manobra de Heimlich. Não fiz ela totalmente correta, mas foi o bastante para conseguir desengasgar o bebê”, relatou o estudante.
O jovem estuda em Miracema, e morava com a prima em Miranorte, porém, retornou a Paraíso devido a pandemia.
Gustavo destacou à Gazeta que os primeiros socorros, infelizmente, vem perdendo espaço dentro das escolas e universidades. “Uma das nossas professoras achou importante levar esse assunto em uma única aula e foi quando eu levei para sempre a teoria comigo e ontem foi dia de experimentar na prática”, disse.
O estudante agradece muito a Deus e a professora que levou o conteúdo a sala de aula que o ajudou a salvar uma vida.
Manobra de Heimlich: o que é e como fazer
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.
A manobra foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações:
Como fazer a manobra corretamente
Após se detectar que a pessoa não consegue respirar corretamente, devido a um engasgamento, o primeiro passo é pedir para ela tossir com força e em seguida aplicar 5 pancadas secas nas costas com a base de uma mão.
Caso isso não seja suficiente, deve-se preparar para aplicar a manobra de Heimlich, que pode ser feita de 3 formas:
1. Na pessoa acordada
Esta é a manobra de Heimlich tradicional, sendo a principal forma de realizar a técnica. O passo-a-passo consiste em:
- Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;
- Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica;
- Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;
- Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;
- Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, observando se o objeto foi expelido e se a vítima respira.
Na maioria das vezes, estes passos são suficientes para que o objeto seja expelido, entretanto, em alguns casos, a vítima pode continuar sem conseguir respirar corretamente e acabar desmaiando. Neste caso, deverá ser feita a manobra adaptada para a pessoa desmaiada.
2. Na pessoa desmaiada
Quando a pessoa está inconsciente ou desmaiada, e com as vias aéreas obstruídas, a manobra de Heimlich deve ser abandonada e deve-se chamar a ajuda médica imediatamente, iniciando-se de seguida as massagem cardíaca do suporte básico de vida.
Normalmente, a pressão causada pela massagem cardíaca também pode levar à saída do objeto que está causando a obstrução, ao mesmo tempo que mantém o sangue circulando pelo corpo, aumentando as chances de sobrevivência.
3. Na própria pessoa
É possível que uma pessoa se engasgue estando sozinha, e, caso isso aconteça,é possível aplicar a manobra de Heimlich em você mesmo. Neste caso, a manobra deve feita da seguinte forma:
- Cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica;
- Segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio;
- Empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima.
Repita o movimento quantas vezes for necessário, mas caso não seja efetivo, a manobra deverá ser feita com mais força, utilizando-se o apoio de um objeto firme e estável, que alcance a região da cintura, como uma cadeira ou um balcão. Assim, com as mãos ainda sobre o abdômen, deve-se empurrar o corpo com força contra o objeto.
O quer fazer em caso de bebê engasgado
Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.
Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.
Via Tua Saúde