Informação circulou através de aplicativos de mensagens e órgão informou que se trata de uma Fake News

Equipe Gazeta do Cerrado

Circula nas redes sociais nesta segunda-feira, 15, mensagens através do WhatsApp onde um número oferece aos cidadãos, serviços como a isenção de multas, liberação de débitos de veículos e vendas de CNHs. O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), emitiu uma nota informando que se trata de uma #FakeNews, ou seja informação falsa. 

Ainda conforme o Departamento, criminosos começam um diálogo com a vítima e oferece os serviços. O Detran destacou também que não envia mensagens SMS ou através do WhatsApp aos condutores. 

Confira a nota na íntegra

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) alerta os condutores para as mensagens que estão circulando, através do aplicativo whatsapp, oferecendo aos cidadãos serviços como isenção de multas, retirada de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), liberação de débitos de veículos e a venda de CNHs.

Para o golpe, os bandidos usam perfis falsos no whatsapp, com nomes e fotografias de terceiros, retirados das redes sociais ou portais na internet.

Os criminosos iniciam um diálogo com determinada pessoa, explicando que tais serviços já estão prontos e o valor cobrado já está na conta.

Contudo, o golpista envia a mensagem para pessoas aleatórias, com o intuito de captar vítimas para o golpe, após enviar a mensagem eles se desculpam e afirmam ter enviado a mensagem para a pessoa errada. O conteúdo do bate-papo é uma “isca”, visando atrair o cidadão, pois se trata de resolver problemas de forma rápida e barata.

O Detran-TO informa que, não envia mensagens aos usuários seja via SMS ou através do aplicativo whatsapp. Ressaltamos ainda que, a prática dos serviços listados a cima é criminosa.

Investigação

O Serviço de Inteligência do Detran-TO está investigando o caso. A informação é que os bandidos usam chips de operadoras de telefonia com código do Tocantins, mas podem ser de outros estados. A orientação é que seja realizado um Boletim de Ocorrência caso receba mensagens com o teor citado acima, auxiliando o Detran no combate ao crime.

Foto : Rubens Achilles/TechTudo

#SóNaGazeta
#NotíciasDoTocantins
#Golpe
#Detran
#WhatsApp