Foto – Divulgação
Uma fiscalização de rotina feita por inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), resultou na apreensão de produtos agrotóxicos sem rótulos e nem origem comprovada, no dia 20 de outubro, numa propriedade rural, no município de Porto Nacional. Além disso, os técnicos constataram irregularidades no armazenamento de defensivos agrícolas e falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O proprietário foi autuado no valor de R$ 6 mil.
Durante a ação, que contou ainda com o apoio da Polícia Militar, uma vez que a equipe encontrou resistência por parte dos funcionários do local, foram emitidos autos de infração e apreensão dos produtos ilegais para investigação e análise, e posteriormente terem a destinação final correta.
Fiscalização
Para garantir o uso correto e seguro dos agrotóxicos e seus componentes e afins, a Adapec fiscaliza propriedades rurais e os estabelecimentos comerciais agrícolas. O objetivo é verificar o cadastramento, as condições de segurança do armazenamento, a documentação de origem e, se na nota fiscal está indicado o local da devolução das embalagens vazias. Além disso, houve a entrega do agrotóxico ao usuário mediante apresentação da receita agronômica.
Todo este cuidado é para preservar a saúde do aplicador do produto, do meio ambiente e fortalecer a sustentabilidade.
Fonte – Ascom Adapec