O homem foi preso em flagrante enquanto praticava o crime
Como se não bastasse o período de estiagem ter chegado ao Tocantins, muitas pessoas irresponsáveis ainda contribuem mais ainda para que o clima fique seco e mais quente.
As queimadas fazem parte de um “calendário” perigoso e que pode devastar nosso Cerrado e outros biomas existentes no Estado.
Por conta disso, um homem de 57 anos foi preso em flagrante por crime ambiental. Segundo as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem estava colocando fogo na vegetação às margens da BR-153, em Guaraí, região centro-norte do Tocantins. (Veja vídeo no final da matéria)
O crime foi registrado nesta segunda-feira, 20, no km 337.5, durante uma ronda na rodovia.
O fogo atingiu cerca de 100 metros da vegetação Faixa de Domínio.
Ao ser questionado o porquê de estar cometendo o crime, o autor disse que tinha como objetivo controlar uma queimada realizada por um terceiro, para impedir que o fogo chegasse ao seu pasto, todavia, ele não tinha autorização para fazer o procedimento, mesmo que de forma controlada.
Conforme a PRF: “tal conduta enquadra-se, no crime previsto no artigo 41 , provocar incêndio em mata ou floresta, bem como causar incêndio, previsto no artigo 250, com causa de aumento de pena prevista no parágrafo primeiro, alínea h, do Código Penal, qual seja, quando provocado em lavoura, pastagem, mata ou floresta, pois não possui licença ou autorização do órgão ambiental para realizar referida ação”.
O homem foi presto em flagrante e levado para uma Central de Flagrantes em Guaraí.