Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Muitos brasileiros vivem no exterior e foram em busca de condições melhores de vida. Uma dessas pessoas é o tocantinense da cidade de Gurupi, Luis Fernando Barbosa. O jovem que é formado em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), vive na Espanha há cerca de dois anos e entrevista à Gazeta do Cerrado, contou como está sendo a rotina no país onde vive.

Leia aqui – VÍDEO! Tocantinenses relatam como é rotina por conta do Coronavírus na Espanha

Luis Fernando contou à nossa equipe que a vários locais da Espanha começaram a fase 0 de 4 da flexibilização do isolamento social.

“A gente tá na fase 0. Se chama”descalamento“, como se fosse uma flexibilização. Podemos sair de 5 da manhã até 10 da manhã. Depois das 10 da manhã, durante o dia só podem sair idosos e crianças. Aí depois a gente pode sair de novo pra fazer atividade física das 20h até às 23h. Pra correr a gente pode ir sem máscaras, mas em mercado, lugar fechado tem que usar. disse.

Segundo Luis Fenando, algumas cidades turísticas como o exemplo de Ibiza, já reabriram.

“Ibiza, essas cidades estão abrindo já. O Governo autorizou abrir locais que tem terraça, como cafeterias, lanchonetes, etc. Aí até 25 de junho, se caso tudo der certo, aí volta tudo ao normal, mas serão fase por fase.   Em uma semana já podemos sair para praticar atividades físicas, fase 1 pode abrir as terraças, fase três podem abrir outros negócios e na fase quarto, lá pra junho, que volta a normalidade. E se os casos voltam a aumentar, nós vamos regredindo, voltando para as fases anteriores. Em Ibiza já está na fase um, mas outras Províncias como Barcelona, segue na fase 0”.

Conforme dados da Universidade Jonhs Hopkins, na Espanha já foram registradas 27.709 mortes entre os 231.606 casos confirmados de Coronavírus e 150.376 recuperados. O País chegou a ser o segundo da Europa a ter mais registro da Codiv-19.

 

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#Tocantinense
#Espanha