Queimada registrada na zona rural de Talismã, na região sul do estado, destruiu a vegetação de pelo menos quatro propriedades, segundo o coordenador da Defesa Civil, João Carlos. O fogo começou nesta terça-feira (27) na região do rio Santa Tereza, mais conhecida como rota da dona Suzete, e consumiu a vegetação. O fogo foi controlado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, a suspeita é que o incêndio tenha iniciado após o rompimento de um cabo de energia. O fogo se alastrou pelo mato seco e destruiu aproximadamente 1.500 hectares de área, diz João.

“A maioria das propriedades é pequena, são propriedades que conservam a vegetação nativa até hoje, são a nossa maior área de cerrado do município. A gente vê o tamanho da destruição que aconteceu, ficamos tristes porque tem propriedade que não tem nem alimento para os cavalos, toda vegetação foi dizimada. Tem os pequenos produtores que têm aquelas vacas e tiram o leite pela manhã para fazer um queijo, a gente sabe que eles vão ter que mover os animais desse local. A situação é muito triste”, argumentou.

Outro lado

A Energisa, concessionária de energia do Tocantins, informou que é cedo para determinar as causas, uma vez que não houve a perícia oficial e análise técnica. Por isso, a empresa enviou um perito independente que está realizando a análise.

“A empresa reitera que investe na manutenção preventiva e corretiva, bem como no monitoramento 24 horas por dia de toda a sua rede. Além disso, tem modernizado a rede para a segurança dos clientes, utiliza câmeras termográficas para inspeção e drones”, diz nota enviada pela empresa.

 

fonte: G1 TO