Queimada atinge Serra da Natividade, no Tocantins em 2020 — Foto – Reprodução

Lucas Eurilio

Paisagens mortas e por todos os lados cinzas e pó. Começou uma das épocas mais tristes no Tocantins e em várias outras partes do Brasil: a das queimadas.

Todos os anos é uma luta para que haja consciência não apenas dos órgãos ambientais fiscalizadores, mas também da população, que faz queimadas urbanas e acabam muitas vezes não conseguindo controlar as chamas, causando assim graves acidentes.

Em Palmas, uma cena é comum nessa época em que as chuvas terminaram e o calor intenso predomina. Moradores colocam em qualquer lugar.  Além de afetar a saúde de outros moradores, isso contribuí para o aumento do calor.

No último final de semana, um frequentador da Praia do Bertaville, na região sul da Capital, gravou uma cena triste.

Nos vídeos enviados ao Gazeta do Cerrado nesta terça-feira, 8, um homem coloca fogo na vegetação da Praia, próximo a um grupo de pessoas que estavam no local.

Cenas foram gravadas na Praia do Bertaville no final de semana – Reprodução

As labaredas queimaram parte da vegetação e deixou algumas árvores secas.

O frequentador que preferiu não se identificar disse que é “normal” esse tipo de queimada na região.

“Moço, isso aqui é comum. Aqui na região sul o pessoal não tem dó. Eles tacam fogo em tudo. No quintal, na porta de casa. Aqui na Praia, isso aí rotineiro. Eles falam que estão limpando”.

Veja vídeos abaixo

Sobre a situação na Praia do Bertaville, a Prefeitura respondeu por meio da Defesa Civil, informou que a orientação para a população é não atear fogo em folhas ou galhos secos em terrenos habitados ou baldios como forma de limpeza da localidade. Reforça também a não jogar pontas de cigarros para fora dos veículos, e os motoristas que trafegam por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça.

A realização de queimadas ilegal é crime e deve ser denunciada para às autoridades policiais pelo 190, ou à Divisão de Fiscalização Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas pelo 153. Em casos de necessidade de combate ao foco do incêndio, as ligações devem ser feitas ao Corpo de Bombeiros Militar, no 193. A rapidez na denúncia garante facilidade na identificação e punição para os responsáveis.

Aumento de queimadas no primeiro semestre

O Tocantins é um dos Estados que mais sofre com queimadas na estiagem.

Segundo dados solicitados por nossa equipe a Defesa Civil, o TO já houve um aumento no número de queimadas no primeiro semestre.

De 01/01 até o último dia 06/06 deste ano foram 1.279 focos de incêndios. No mesmo período do ano passado foram 1.076, ou seja, aumento de 18,87%.

Lagoa da Confusão, Mateiros e Pium são atualmente as cidades que mais sofrem com os focos de queimadas. (Confira dados no final da reportagem)

 

Veja dados