Uma moradora da Natividade, sudeste do Tocantins, registrou imagens da queimada que atinge a serra de Natividade há dois dias. Simone, que pediu para ser identificada apenas pelo primeiro nome, disse que a parte urbana da cidade está encoberta pela fumaça e que o fogo se aproxima rapidamente de propriedades na área rural.

Pelas imagens é possível ver que há focos na parte mais alta dos morros, o que dificulta o acesso. O Corpo de Bombeiros de Dianópolis, que é responsável pelo atendimento em Natividade, disse que ainda não recebeu chamados para combater esse incêndio.

A região sudeste do Tocantins é a parte mais seca do estado e a mesma serra foi cenário de uma queimada que durou mais de uma semana em 2017. Na época, o fogo também começou na parte mais alta e os paredões de pedra prejudicaram o combate.

Natividade é a cidade mais antiga do Tocantins. Do centro histórico era possível ver as chamas ao longe na noite desta segunda-feira (1º). A região também é conhecida pelas peregrinações religiosas.

O Tocantins fechou o mês de junho com o maior número de queimadas em nove anos. Foram mais de 1,4 mil focos registrados em todo o estado. Só em 2019, o estado já registra 2,5 mil casos.

Durante a noite é possível ver as chamas do Centro Histórico de Natividade — Foto: Divulgação/Simone de Natividade

Durante a noite é possível ver as chamas do Centro Histórico de Natividade — Foto: Divulgação/Simone de Natividade

Fonte: G1 Tocantins