Já pensou como seria não precisar passar horas dentro do avião para viajar pelo mundo? Embarcar de Nova York para Paris em apenas 30 minutos? Viajar de Los Angeles para Toronto em 22 minutos ou fazer o trecho Londres-Dubai em 29 minutos? É o que propõe Elon Musk, CEO da companhia de transporte espacial SpaceX.
A promessa foi feita durante palestra no 68º Congresso Internacional de Astronáutica, na Austrália. Para colocar seu plano em prática, ele pretende utilizar foguetes BRF, que voariam a até 27 mil km/h, transportando pessoas entre quaisquer cidades do mundo em menos de uma hora.
Com cerca de 40 cabines e capacidade de levar até 100 pessoas a cada viagem, o foguete conduziria os passageiros até a estratosfera, onde é menor a resistência do ar – o que garante maior velocidade e economia de combustível. Em seguida, voltaria para a órbita terrestre e aterissaria em uma base no mar.
Segundo Musk, uma das grandes vantagens do BRF é que, por ser reutilizável (após viajar pelo espaço, ele retorna à Terra), grande parte do custo das expedições é o combustível, o que permite que ele seja operado como um avião comercial de passageiros. E mais: a proposta é que as viagens sejam oferecidas pelo preço de uma passagem de classe econômica (será?).
Além das curtas viagens pela terra, o plano do empresário é que o mesmo foguete BRF seja ainda utilizado em expedições tripuladas a Marte em 2024; e também em lançamentos de satélites,na realização de serviços em estações espaciais e em missões na Lua.
Fonte: Voopter