O vereador e Presidente da Câmara de Palmas, Jose do Lago Folha Filho está detido desde da noite da última segunda-feria ,6, na Casa de Prisão de Palmas (CPPP).

Nossa equipe entrou em contato com seu advogado Paulo Roberto, que afirmou ter feito o pedido para prisão domiciliar e também de liberdade do vereador.

O mesmo acredita ser uma “prisão sem motivo” e ainda que a situação é “esdruxula” e que ele nada tem haver com o caso.

“Ele já devolveu R$ 1 milhão uma vez, para ficaria com R$ 10 mil ilícito? Isso é um absurdo!”, destacou o advogado.

Entenda a operação

A operação jogo limpo investiga desvio de 7 milhões da Fundação Municipal de esporte e Lazer (Fundesportes) e da Secretaria de Governo e Relações Institucionais da capital. Segundo as investigações o dinheiro teria sido usado para financiar campanhas de 2014.

 

A primeira fase da operação foi realizada em fevereiro deste ano contra uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro. O crime era praticado por meio de entidades sem fins lucrativos e empresas fantasmas, conforme as investigações. Ao todo, 10 federações e organizações não governamentais (ONG) podem estar envolvidas, além de quatro empresas.

Na época, os policiais cumpriram 24 mandados de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão em Palmas e em mais quatro cidades do Tocantins: Paraíso do Tocantins, Nova Rosalândia, Paranã e Miracema.

Já na segunda fase da operação foram expedidos ao todo, 26 mandados de prisão e 31 de de busca e apreensão. Entre os alvos estão o presidente da Câmara Municipal, José do Lago Folha, e o vereador Major Negreiros (PSB).