Evento contou com apresentação musical, encenação do nascimento de Jesus com a visitação dos reis e a chegada da Folia de Reis Seguidores de Cristo
O Palácio da Cultura Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins, foi palco na noite desta terça-feira, dia 14, para a tradicional Folia de Reis, festa que relembra e celebra o nascimento do menino Jesus. O evento, promovido pela Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, contou com apresentação musical, encenação do nascimento de Jesus e visitação dos reis e com a chegada da Folia de Reis Seguidores de Cristo.
O Prefeito Celso Morais destacou que manter a tradição da Folia de Reis é preservar uma parte da identidade cultural e histórica da comunidade e também uma forma de transmitir valores cristãos de humildade e generosidade. “Muito mais que uma tradição, é um momento de fé que nos fortalece e promove a união e a paz entre todos”.
A secretária municipal de Cultura, Turismo e Lazer, Patrícia Nascimento, ressaltou que a Folia de Reis abre o calendário de eventos culturais de Paraíso. “Hoje Paraíso tem uma forte vocação para o turismo religioso, gastronômico e claro, para o turismo cultural. Fica aqui o nosso convite à população de Paraíso para abraçar as ações dessa gestão que vem com o coração aberto para acolher a todos”.
O pároco da Igreja Matriz São José Operário, padre Kaíque Batista, que conduziu o momento devocional, reforçou que a tradição é algo que deve ser vivido por toda a sociedade. “Como é bom nós nos lembrarmos da nossa infância, desses momentos que fazem com que o nosso coração possa ser aquecido. E celebrar essa tradição da folia de reis é recordar que todos nós somos convidados também a ir ao encontro de Jesus, ao celebrar com canto, com alegria, com júbilo, porque de fato Jesus nasce e deve nascer a cada dia em nossos corações e nós devemos transmitir a partir deste encontro, a partir desta caminhada, esta luz que vem dEle próprio”.
Programação
A Folia de Reis deste ano foi aberta com um devocional realizado pelo padre Kaíque Batista, que conduziu o momento de louvor, oração e bênção. A parte musical contou com a apresentação do ministério Anjinho de Deus.
A noite também foi agraciada com a performance do grupo Junina Tradição da Serra, que por meio de dança e atuação teatral retratou o nascimento de Jesus e a visita dos três Reis Magos.
A Folia de Reis Seguidores de Cristo, que há mais de 50 anos mantém viva a tradição da folia e foi um dos seis pontos de cultura de Paraíso premiados pelo PNAB, encerrou a programação no palco. A noite, porém, foi finalizada com um delicioso jantar servido aos foliões e à comunidade presente.
Origem da festa
A origem da Folia de Reis, também conhecida como Reisada ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular que possui o caráter cultural e religioso e tem como intuito comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.
No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, eles foram ao encontro de Jesus e o presentearam com incenso, representando a divindade e a fé; o ouro, a realeza e a mirra, a imortalidade.