Um dos sete foragidos da Casa de Prisão Provisória de Palmas foi recapturado pela Polícia Militar em Nazaré do Tocantins, na região do Bico do Papagaio. O homem de 35 anos, que não teve o nome informado, foi localizado enquanto estava em um bar da cidade e tentou fugir ao perceber a chegada da polícia. Outros quatro criminosos ainda não foram encontrados.

A prisão ocorreu na tarde desta terça-feira (15). De acordo com a Polícia Militar, os militares receberam a informação de que o fugitivo estava no bar e foram para o local. O homem avistou a viatura e correu para um matagal.

Os militares começaram um cerco junto com dois agentes da Polícia Civil e iniciaram as buscas pela região. O homem foi localizado às margens da TO-210, após duas horas. Ele ainda tentou fugir novamente e resistiu à prisão, mas foi capturado e levado para a delegacia de Tocantinópolis.

Segundo a Secretaria de Cidadania e Justiça, seguem foragidos: Durval Gomes de Oliveira Filho, Olivan Batista Fialho, Reinaldo Fernandes de Oliveira e Renato David Freitas Santos. Denúncias sobre o paradeiro dos fugitivos devem ser feitas à polícia pelo 190.

A fuga

Fugitivos que seguem sendo procurados — Foto: Seciju/Divulgação

 

Ao todo, sete presos conseguiram escapar da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) na madrugada do dia 30 de novembro. A fuga aconteceu no bloco B da unidade. A informação é de que após escapar da cela por um buraco na parede os presos ainda tiveram acesso à área de banho de sol, antes de pular o muro da unidade.

O presidente da associação dos profissionais do sistema penitenciário reclamou de problemas internos na CPP de Palmas e atribuiu a fuga a falta de servidores.

Fugas não eram registrada na CPP de Palmas pelo menos desde 2017, quando 22 homens conseguiram escapar após explodirem parte do muro da unidade. Em 2018, detentos voltaram a explodir a barreira, mas não conseguiram fugir. Já em 2019, para tentar conter as tentativas, a administração do presídio chegou a construir um muro subterrâneo com concreto.

Fonte: G1 TO