Na noite desta quinta-feira (3), o último foragido do Barra da Grota, Daniel Felipe Soares, de 24 anos, foi recapturado em Paraíso do Tocantins. O jovem foi preso em flagrante pela Polícia Militar após roubar um celular no centro da cidade e tentar agredir uma vítima utilizando arma falsa.

Segundo informações da Polícia Civil, foram encontrados com ele o celular da vítima e uma bicicleta que também foi furtada. Felipe foi encaminhado para a Casa de Prisão Provisória de Paraíso do Tocantins.

O jovem é um dos foragidos do Presídio Barra da Grota, a fuga aconteceu no dia 2 de outubro, quando presos renderam uma professora e iniciaram uma rebelião. Dos 28 presos que fugiram, 19 foram recapturados e nove morreram durante confronto com a polícia.

Entenda 

A rebelião, que aconteceu em outubro do ano passado,  começou dentro da sala de aula da unidade. Seis pessoas foram feitas reféns, mas quatro ficaram feridos e foram deixados pelos criminosos. Entre os feridos estão os agentes penitenciário Mark Alves Garcia de Sousa, de 31 anos, e Magnun Alves Garcia de Sousa, de 28 anos; além de um funcionário de uma empresa terceirizada, Adssandro Alves Pereira. Eles foram internados e não correm risco de morrer.

A professora Elisângela Mendes Sobrinho, de 43 anos, e o chefe de plantão da unidade, Roberto Aires, foram levados pelos fugitivos. Eles foram liberados 24 horas depois.

 O inquérito sobre a fuga do presídio Barra da Grota foi concluído pela Polícia Civil. Os 19 presos que sobreviveram vão responder por dez crimes e podem ser condenados a até 272 anos de prisão cada um. O relatório foi encaminhado ao Ministério Público e os investigados foram denunciados à Justiça.