Iniciado nesta segunda-feira, 20, a quarta edição do Acolhe SUS está reunindo gestores dos 139 municípios tocantinenses no Palácio Araguaia. Com o tema “Somos todos gestores: juntos e integrados no fortalecimento do SUS no Tocantins”, o primeira tarde do encontro foi repleta de palestras que serviram para esclarecer aos gestores municipais temáticas como redes de atenção, como organizar o SUS de forma regionalizada, atenção primária como ordenadora da rede e a qualificação das ações de saúde no âmbito municipal e regional.

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

A diretora da Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde, Gilian Cristina Barbosa, falou sobre “A Atenção Primária como Ordenadora da Rede de Atenção à Saúde”, em sua palestra. Ela explicou que é necessário refletir sobre a forma como a Atenção Básica está organizada hoje, avaliar se com a infraestrutura e recursos que ela tem, consegue realmente fazer o papel de ordenadora e coordenadora da rede. “É importante contextualizar o cenário da Atenção Primária aqui no Estado e qual a evolução que tem apresentado ao longo dos anos, porque grande parte dos nossos municípios são menores de 5 mil habitantes, e muita  vezes o único serviço existente nesse  município são as equipes de saúde da família”, lembrou.

A técnica da Superintendência de Planejamento, Marleide Aurélio da Silva, abordou o tema “Regionalização no Tocantins” e fez um breve histórico de como se deu a regionalização da saúde no Estado. “Vamos trabalhar com os secretários a questão do compromisso, da responsabilidade, da regionalização solidária e cooperativa, onde todos tem que assumir compromissos para que a região possa ter uma saúde pública de qualidade.”

Segundo Paola Cabral, gerente de Atenção a Saúde da Pessoa com Deficiência, o tema “Contextualização das Redes Temáticas no Estado” traz aos novos gestores as cinco redes temáticas que estão implantadas no Tocantins e os pontos de atenção que existem na rede e o que é previsto pela portaria que institui cada rede. “Aproveitamos para colocar as atribuições dos municípios para que possam nos ajudar na implementação dessas redes no Tocantins.”

Efetivação do SUS

Mísia Saldanha, é diretora de Instrumentos de Planejamento para a Gestão do SUS, e falou sobre a importância da compatibilização dos instrumentos para efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS). “O plano plurianual e o plano municipal da saúde mostram o que vamos fazer para resolver os problemas de saúde, e se os secretários de Saúde não conhecem esses instrumentos, se eles não têm o controle desses instrumentos junto com a equipe, não terão uma programação de saúde que venha atender a solução dos problemas”, relatou.

A secretária de Saúde de Porto Nacional, Ana Cristina Brito Bezerra, disse que o acolhimento aos gestores proporciona “uma atualização do contexto das políticas públicas, dos projetos desenvolvidos pelo governo federal, estadual e municipal, e embasamento para os gestores se atualizarem e buscarem informações a respeito desses projetos, além de favorecer o encontro com os demais gestores,” afirma.

Já Addison Rocha, secretário de Saúde de Barra do Ouro, ressaltou que o evento já está contribuindo com os municípios e os novos gestores. “Tem trazido novos conhecimentos e experiências para que a saúde funcione da forma que a população deseja”,disse.

O Acolhe SUS 2017 continua com programação nesta terça-feira, 21, e  é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO) e colaboração da Organização Pan- Americana de Saúde (Opas), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e Conselho Estadual de Saúde (CES).

 

Confira a programação

21 de fevereiro – MANHÃ – Atividades simultâneas

08h30– Apresentação das atividades a serem desenvolvidas simultaneamente no período da manhã.

Atividade 1- Relato de experiência: Auditório do Palácio Araguaia.

Coordenadora: Liliana Rosicler Fava – Superintendente de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde – SES/TO

Mediador: Diego Gonzales – Diretor da BIREME OPAS/OMS

09h–  Experiência exitosa 1:  Sala Estadual de Enfrentamento ao Aedes – Evesson Farias de Oliveira /Gerente Técnico das Arboviroses.

09h30– Experiência exitosa 2:  A imunização como eixo de trabalho da Atenção Primária: experiência exitosa de Brasilândia  – Francisco da Chagas Teixeira Neto/Coordenador Municipal da Atenção Primária em Saúde.

10h– Experiência exitosa 3:  A experiência do município de Xambioá no combate ao Aedes – Vanderlan Carvalho do Nascimento – Coordenador de Endemias de Xambioá.

10h30– Experiência exitosa 4:  Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade do Atendimento na Atenção Básica: uma experiência de gestão em Sítio Novo do Tocantins – Rosemeire Vieira Pereira Aquino, enfermeira no município de São Miguel  do Tocantins.

11h– Experiência exitosa 5:  Contribuições do Programa Mais médicos no Estado do Tocantins – Diretora da Atenção Primaria –  SES/TO

11h30– Debate

Atividade 2-  Visita ao Integra Saúde,  na sede da Secretaria de Estado da Saúde.

09h- Equipe 1: 

Secretários de Saúde da Região do Bico do Papagaio e da Região Amor Perfeito;

09h45-  Equipe 2: 

Secretários de Saúde da Região Cerrado Tocantins Araguaia e da Região Capim Dourado;

10h30 – Equipe 3: 

Secretários de Saúde da Região Médio Norte Araguaia da Região Cantão;

11h15-  Equipe 4: 

Secretários de Saúde da Região Sudeste da Região Ilha do Bananal;

Atividade 3- Acolhimento aos gestores pelas Superintendências da SES – atendimento com orientações no Hall do Palácio Araguaia.

09h às 12h. 

Superintendência de Planejamento

Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde

Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde

Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde

Superintendência Executiva do Fundo Estadual de Saúde

12h às 13h30- Intervalo – TARDE

14h- Mesa Redonda: Interface do trabalho entre a Vigilância em Saúde e Atenção Primária em situações prioritárias.

Coordenadora da mesa: Marleide Aurélio da Silva – Assistente Social, Sanitarista e Especialista em Planejamento/ SUPLAN/SES-TO.

Temáticas:

13h30
Arboviroses: um desafio para a Vigilância e Atenção Primária no Tocantins.  Mary Ruth Batista Glória Maia – Diretora de Vigilância Epidemiológica de Doenças Vetoriais e Zoonoses

13h50
A contribuição da vigilância para o enfrentamento da sífilis na atenção primária.  Adele Schwartz Benzaken – Médica Sanitarista / Diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais – Ministério da Saúde.

 14h10
Imunização: integração no processo de trabalho diário entre Atenção primaria e vigilância em saúde no controle das doenças imunopreveníveis.   Ernesto Isaac Montenegro Renoiner – Enfermeiro/ Consultor técnico do Programa Nacional de Imunização /SVS – Ministério da Saúde

 14h30
Integração da vigilância em saúde e Atenção Básica para eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública.  Carmelita Ribeiro Filha – Fisioterapeuta / Coordenadora-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação – Ministério da Saúde

14h50
PMAQ: ferramenta para Avaliação e Melhoria da Atenção Básica – Gilian Cristina Barbosa – Diretora de Atenção Primaria/ SES – TO.

 15h10
Prontuário Eletrônico: Qualificando a Gestão da Informação na Atenção Básica- Iatagan de Araújo Barbosa Gerente de áreas estratégicas e Cuidados Primários /DAP/SES-TO.

 15h30- Debate

16h- Encerramento