Palmenses são pegos de surpresa com forte chuva — Foto: Ana Paula Rehbein

Como noticiado pela Gazeta na manhã desta quinta-feira, 28, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicou um alerta no Tocantins com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos  que podem atingir os 60 km/h. E no final da manhã, Palmas recebeu uma chuva intensa, trazendo alívio após semanas de temperaturas escaldantes. Embora registros de chuvas tenham sido feitos em algumas partes da cidade nos últimos dias, esta ocorrência se destacou pela sua maior intensidade.

Vídeos capturados em várias quadras da região central da cidade evidenciaram a presença de um grande volume de água e até mesmo pontos de alagamento.

 

 

José Luiz Cabral, meteorologista da Universidade do Tocantins (Unitins), explicou que o estado está atualmente em um período de transição entre a estiagem e o início da temporada de chuvas.

“Uma massa de ar quente que antes impedia a penetração da umidade na região central do Brasil enfraqueceu, e já observamos precipitações em várias localidades do Tocantins”, disse Cabral.

Na semana passada, o Tocantins enfrentou uma onda de calor intensa que afetou várias regiões do estado. O retorno das chuvas, que têm sido registradas ao longo desta semana em diversas cidades, contribuiu para a melhoria das condições climáticas.

As previsões para os próximos dias indicam que o calor persistirá, acompanhado de nebulosidade e pancadas de chuva em praticamente todas as áreas, com destaque para o centro do estado.

“Apesar da mudança no padrão atmosférico, os modelos meteorológicos não sinalizam uma regularidade nas ocorrências de chuva nos próximos dias”, acrescentou o meteorologista.