Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
A transição do estiagem para o período chuvoso segue ocorrendo no Tocantins. Fortes tempestades e ventanias costumam acontecer nesta época do ano prevendo as novas chuvas.
Nesse domingo, 26, uma ventania perigosa atingiu a praia do Funil, ponto turístico em ascensão no Tocantins, no município de Miracema.
Em vídeo, a ventania leva tentas barracas e cadeiras, mal se vê a água do rio de tanto vento e poeira no local. Apenas ouve-se os banhistas gritando: “Meu Deus!”, ou “Não vamos, se não podemos ser atingidos por uma cadeira”, diz outro turista no local.
Conforme o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luís Cabral, a ventania faz parte do nosso sistema climático. “As nuvens que produzem esse tipo de fenômeno é a mesma que atua durante o nosso período chuvoso. Essa ventania é muito típica do avanço de uma tempestade”, disse.
“Além do “Funil” ser quase um vale estreito…ainda, da posição geográfica na quela localidade que o sistema tenha se deslocado, e o sistema de chuva possivelmente tenha potencializado as rajadas de vento”, explicou o meteorologista à Gazeta.
A chuva continuou na região durante a noite. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todo o estado nesse domingo e segunda-feira, 27.
A previsão é de chuvas com volume de até 50 mm/dia, ventos intensos, cuja velocidade pode varia entre 40 e 60 km/h, além de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.