Palmas – Foto – Divulgação
A grande forte massa de ar frio de origem polar que veio junto com esta frente fria ainda está atuando sobre todas as áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste do Brasil e mantém também um pouco de ar frio na porção sul da Região Norte. Nos últimos dois dias foram observadas temperaturas extremamente baixas para os padrões normais do mês de novembro.
O ar frio e seco inibe a formação de nuvens em grande parte do Sul e Centro-Oeste do país.
Fortes ventos marítimos sopram contra a costa da região Sudeste estimulando ainda muita nebulosidade em toda a faixa litorânea da região. A chuva já diminuiu no litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro que acumularam mais de 200 mm nas últimas 48 horas.
Previsão do tempo para 03/11/2012 quinta-feira
O ar frio de origem polar que predomina sobre a Região Sul do Brasil inibe a formação de nebulosidade. Quase toda Região tem uma quinta-feira com muito sol. Ainda faz bastante frio e as condições para geada ao amanhecer nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no Planalto Sul catarinense. Chove fraco no litoral de Santa Catarina, do Paraná e na região da grande Curitiba.
O tempo úmido ainda predomina sobre a Região Sudeste nesta quinta-feira. No Espírito Santo, no norte e leste de Minas Gerais, ainda chove na maior parte do dia e há risco de chuva forte.
A região da grande Belo Horizonte, A Zona da Mata mineira, o estado do Rio de Janeiro, o vale do Paraíba, em São Paulo, e o litoral norte paulista continuam com céu nublado e chuva ao longo do dia, porém a tendência é de diminuição da instabilidade no decorrer do dia. A chuva enfraquece durante a tarde. No sul de Minas, no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba e também na região de Franca (SP), predomina o céu nublado e chuviscos. No estado de São Paulo, a nebulosidade começa a diminuir e o sol já aparece na maioria das áreas, principalmente durante a tarde. Na grande São Paulo e em todo leste do estado, incluindo litoral, ainda chove nesta quinta-feira, mas com possibilidade de algumas aparições do Sol no decorrer da tarde.
O ar frio e seco predomina sobre a Região Centro-Oeste do país. Em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso, no oeste de Goiás, faz sol o dia todo e as temperaturas ficam baixas à noite no começo da manhã o tempo fica chuvoso no norte de Goiás. Nas outras áreas de Goiás e no Distrito Federal, o tempo continua úmido e frio nesta quinta-feira, com predomínio de céu nublado e chuviscos.
Na Região Norte do Brasil o sol predomina no Acre e em Rondônia. Ainda faz frio ao amanhecer nesses em quase todo o Amazonas, no oeste sul do Pará o sol aparece entre muita nebulosidade mas não deve chover. Já no extremo norte do Amazonas, em Roraima, no Amapá, no centro Norte e leste do Pará e no Tocantins o tempo segue muito instável, com várias pancadas de chuva que podem ser fortes.
A presença de uma frente fria no litoral sul da Bahia estimula áreas de instabilidade em quase todo o Nordeste. Nesta quinta-feira, o sol predomina o dia todo apenas no Rio Grande do Norte, no centro- leste da Paraíba e no leste de Pernambuco chove muito ao longo do dia em quase toda a Bahia, com risco de chuva forte incluindo a região de Salvador, no sertão da Bahia e nas outras áreas do Nordeste a quinta-feira segue com períodos de sol e várias pancadas de chuva que podem ser fortes.
Alertas meteorológicos para 03/11/2012
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Vitória, Salvador, Aracaju, Teresina, São Luís, Belém, Macapá , Boa Vista, Palmas
Atenção para chuva moderada no Grande Rio, na região dos Lagos e na região serrana do Rio de Janeiro, no litoral Sul Fluminense e no litoral de São Paulo.
Atenção para a chuva moderada na Zona da Mata mineira e na parte sul do vale do Rio doce. Atenção para chuva moderada no extremo norte do Amazonas, centro e leste do Pará no noroeste e centro-sul do Tocantins.
Perigo para temporais em quase toda a Bahia, exceto na divisa com o Tocantins e no serão.
Alerta para temporais na madrugada de manhã no Espírito Santo Norte Leste de Minas Gerais
Alerta para temporais no leste do Tocantins, no oeste e sertão da Bahia, no sertão de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco, no centro sul do Piauí, no centro-sul e oeste do Maranhão, no Amapá, no norte do Pará e em Roraima
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade entre 21 e 30%, no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, no oeste de Mato Grosso do Sul na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia no oeste de Rondônia e no Acre