Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Agosto chegou e com ele o forte vento e calor. O palmense já é conhece esta condição desta época do ano na Capital e em outras regiões do Tocantins.

Uma das principais características desta época é a poeira que vem com os fortes ventos.

O vento derrubou uma árvore na TO-050 e outra foi arrancada na quadra 103 Norte.

Um vídeo que circula no WhatsApp, mostra um semáforo que foi arrancado com a força do vento e ficou pendurado por um fio.

Nas redes sociais, internautas reclamaram muito das rajadas de vento, ou da casa que não fica limpa ou da roupa que suja de poeira.

Muitos internautas também brincaram com o fato, usando gifs e fotos para ilustrar o palmense na manhã desta terça-feira, 06, tentando ir trabalhar contra o vento.

Confira alguns tweets:

(Reprodução/Twitter)

(Reprodução/Twitter)

(Reprodução/Twitter)

(Reprodução/Twitter)

(Reprodução/Twitter)

(Reprodução/Twitter)

(Reprodução/Twitter)

Meteorologia

O meteorologista da Universidade do Tocantins (Unitins) José Luís Cabral, explicou que os ventos estão sendo intensificados por rajadas que vindas da costa brasileira. “Esses ventos que estão vindo vem em altitude e quando entram no continente, interagem com as nossas condições topográficas.

José também destaca que hoje foi registrada uma rajada de vento de 73 quilômetros por hora.

O meteorologista também conta que Palmas tem condições favoráveis à estas intensificações. “Em Palmas, temos condições topográficas que favorecem a intensificação dessas rajadas de vento. Estamos numa região praticamente de vale. Onde temos as Serras Gerais e a Serra do Estrondo que facilitam a intensificação”, afirmou.

“Um ponto muito importante é a gente associar essa forte massa de ar quente e seca, ou seja, um sistema de alta pressão que atual na região central do país associado a outros fenômenos metrológicos na alta atmosfera contribui com o aumento da velocidade do vento na nossa região”, complementa José Luís.

O profissional também explica que em alguns lugares da Capital podem ter tudo rajadas superiores a 73 quilômetros por hora, ou até menores.