Com o tema “Depressão e Violência Auto-provocada”, acontece nesta quarta-feira, 26, o I Fórum de Integração dos Serviços da Saúde Mental de Palmas, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), das 7h30 às 18 horas. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde é direcionado aos servidores da saúde e contará com a presença do coordenador geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Júnior.
Para participar os interessados podem se inscrever aqui até às 21 horas desta terça-feira, 25.
De acordo com a gerente de Saúde Mental da Semus, Dhieine Caminski, o objetivo é a articulação do trabalho da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a reconstrução do fluxo da intenção suicida a partir dos servidores da saúde municipal que compõem os pontos de atenção da RAPS. “Com o seminário vamos iniciar o levantamento epidemiológico da incidência da depressão na Capital, para termos um diagnóstico real dessa doença em Palmas e saber onde mais ocorre, quais as causas e fazer um perfil através do olhar da determinação social, quais os processos socioculturais, que passam a população”, ressalta a gerente, adiantando que até setembro, o levantamento estará concluído.
Depressão é também o tema da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, cuja proposta é promover o diálogo sobre a doença em todas as esferas da sociedade.
Confira a programação:
Manhã
7h30 – Credenciamento, Apresentação Cultural (Núcleo de Arteterapia e Educação Popular em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública – FESP)
8h30 – Abertura com a presença de autoridades da área de saúde
9 horas – Apresentação do Cenário de Palmas (Dados, Notificações, Implicações Legais) – Observatório de Violências do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência e Promoção da Saúde e Cultura da Paz – Semus
9h15 – Mesa Redonda – “O cuidado integrado na atenção à depressão – o suicídio em destaque”
Convidados: psiquiatra Flávio Dias falando sobre “Atenção e Linhas de Cuidado em Saúde Mental”; enfermeiro Domingos Oliveira sobre o “Processo de trabalho em saúde mental e a atenção à depressão e violência auto-provocada”; e o coordenador Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Junior, falando sobre “A Política Nacional de Saúde Mental na Depressão e na Violência auto-provocada”. A mesa será mediada pela gerente de Saúde Mental da Semus, Dhieine Caminski.
Público-alvo: aberto a todos os interessados
11 horas – Debate e sessão de perguntas
Tarde
14 horas – Grupos Operativos – Participantes: Trabalhadores da RAPS. Proposta de Trabalho: Problematização e delineamento da RAPS frente à situações de Violência Auto-provocada.
Público Alvo: Representantes da RAPS selecionados (CAPS II, CAPS AD III, NASF, CSC’s, Henfil, SAMU, UPAs, Consultório na Rua, Palmas que te Acolhe, HGPP, HIP, HMDR)
16 horas – Reconstrução do Fluxo de Atendimento ao Intento Suicida, a partir das propostas dos grupos de trabalho.
18 horas – Encerramento.