Foto – Gazeta do Cerrado

Por Marco Aurélio Jacob

Na reunião realizada na manhã desta terça-feira, 15, diversas entidades, universidades e representantes de setores públicos e organizações que tem envolvimento com o setor turístico, a 82º Reunião Ordinária da Foestur, mostrou seu planejamento em prol do estímulo ao desenvolvimento turístico do Tocantins.

A grande ação para o estímulo ao desenvolvimento, geração de emprego e renda deste ano no Estado do Tocantins, é o Turismo, que em alguns países representa mais de 20% de seu PIB.

O secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho, apontou a responsabilidade do setor público para que o turismo possa ser desenvolvido e está além da iniciativa privada, como a manutenção das rodovias, segurança pública, atendimento à saúde e o fomento as ações que podem despontar as atividades turísticas dos estados e municípios.

Secretário de Cultura e Turismo do Tocantins, Hercy Filho – Foto – @marcojacobbrasil/Gazeta do Cerrado

Lago de Palmas

A questão do desenvolvimento turístico do Lago de Palmas, foi colocada em pauta, sobre as responsabilidades e atuação para que possa ter atratividade e a segurança para que possa ser realizada uma gestão que potencialize os negócios e atraiam atividades do setor e mais pessoas que possam desfrutar destes atrativos e de tudo que pode ser inserido no circuito de turismo náutico brasileiro.

Estrutura de voos

Um dos fatores que podem fazer a diferença no trade é a malha área e os voos que chegam e saem e do Tocantins, e sua ligação entre o Norte o Sul do Brasil e até das Américas.

As possibilidades multimodais fortalecem e abrem novas possibilidades para o desenvolvimento e ramificações que o Forum Estadual de Turismo se propõe e ainda foi ressaltada a importância e as ações para o processo de inventariação turística nos municípios do Mapa Turístico do Tocantins e suas atualizações para que sejam visíveis para todos, os atrativos e possibilidades turísticas do Estado. Assim como a acessibilidade a todos os públicos e restrições de mobilidade ou deficiências, atendendo as suas necessidades.

Observatório Turístico do TO

O Site do Observatório Turístico do TO: Observatorio.turismo.to.gov.br será uma janela do mapeamento turístico tocantinense.

A sinalização dos pontos turísticos como a da Região Turística das Serras Gerais, como o desenvolvimento da Carta Náutica do Lago de Palmas e o Projeto Praça dos Girassóis, e a sugestão de a construção de uma Torre/Mirante, que possa ser uma forma de observar toda a potencialidade arquitetônica da praça que só pode ser vista de cima.

Jalapão

O Jalapão é um tipo de turismo que é inacessível devido aos custos e falta de opções mais econômicas para a própria população tocantinense, além de não apresentar uma infraestrutura condizente com o valor a que se cobra hoje em seus pacotes turísticos. A busca pelo equilíbrio e a estruturação tanto das estradas, quanto dos próprios negócios e atrativos.

Outro fator que impede o investimento e ao desenvolvimento das regiões que tem potencial turístico e atrativos que podem gerar emprego e renda é a regularização fundiária que permitam financiamento e o incentivo à investimentos e construções de infraestrutura para o receptivo turístico.

Agronegócio x Turismo

O impacto do agronegócio e da indústria da Soja para exportação, que é isenta de impostos através da Lei Kandir, está colocando em risco o segmento turístico e os próprios atrativos e a contaminação dos rios, lagos, cachoeiras e nascentes, que são os principais atrativos do Tocantins. Assim como no Mato Grosso foi impactado e sofre com a contaminação e inúmeras doenças em decorrência destes produtos químicos, tanto para os moradores e trabalhadores da região quanto para os visitantes, inclusive no fator de intoxicação e impacto do sistema de saúde.

Abav Expo 2022

A Participação do Tocantins na Feira da Abav foi consolidada em um projeto “vendável” e planejado para trazer público e estimular rotas turísticas ao Tocantins.
A Abav Expo 2022 será em Olinda, Pernambuco, entre 21 e 23 de setembro. O evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens, tem como objetivo o estímulo ao turismo e a resolução dos problemas que a pandemia tem trazido a todo este setor econômico.

A expectativa para o ano é estabelecer laços e ações de mapeamento e estruturação de base ao turismo e toda a estrutura necessária, assim como a sensibilização e formação de mão de obra e profissionalização de todo o trade turístico para que o Tocantins possa de fato aproveitar todo o seu potencial e virar referência do setor no Brasil.

Entidades que fazem parte da Foestur:

1. ABAV
2. ABBTUR
3. ABCMI
4. ABIH
5. ABRAJET
6. ABRASEL
7. Secretaria da Cultura e Turismo
8. AGTUR
9. APROTUR
10. BASA
11. Banco do Brasil
12. Caixa Econômica
13. Convention &
14. IFTO
15. FIETO
16. SENAC
17. SESC
18. Naturatins
19. SEBRAE
20. SEMARH
29. UNITINS
21. UFT
22. Fórum Reg. Bico do Papagaio
23. Fórum Reg. Serras Gerais
24. Fórum Reg. Serras e Lago
25. Fórum Reg. Encantos do Jalapão
26. Fórum Reg. Lagos e Praias do Cantão
27. Fórum Reg. Vale dos Grandes Rios
28. Fórum Reg. Ilha do Bananal