O Núcleo de Inteligência do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira, 22, Edis Marques Batista, suspeito de tentar renovar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsificada. O suspeito comprou o documento em São Paulo, por R$ 800 e queria renovar no Tocantins.
Ao se dirigir ao balcão de atendimento de CNH, o homem apresentou o documento e logo o atendente, ao conferir os dados, verificou que o CPF não era o mesmo que constava na Carteira de Identidade (RG). Em seguida, a gerente de Habilitação, Flávio Fauro, comunicou o fato aos policiais e o homem foi conduzido ao setor de Inteligência, para prestar esclarecimentos.
Aos investigadores, o homem confessou que havia comprado o documento no estado de São Paulo, e quando comprou foi informado que era verdadeiro, por isso tinha ido ao Detran para renovar e transferir a CNH.
A CNH apresentada por Edis Marques possui papel, aparentemente, verdadeiro. Os dados pessoais são, em parte, verdadeiros, pois o CPF constante na CNH é inexistente. O nome do pai diverge do documento de identidade e o número do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) pertence a outro condutor.
Os policiais pesquisaram pelo nome do suspeito no site da Receita Federal e constataram que o número do CPF dele confere com o que consta no RG que ele apresentou.
O suspeito disse que além de ter comprado a CNH, não passou pelos procedimentos normais para a habilitação (processos, autoescolas e clínicas).