Frei Hans Stapel será agraciado com a Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Câmara, no Senado Federal.
Có-fundador da Fazenda da Esperança, em 1979, em Guaratinguetá, SP, Frei Hanz dedica sua vida à causa dos toxicodependentes e hoje tem unidades espalhadas por todo o Brasil, Rússia, Filipinas, Moçambique, Alemanha, México, Guatemala, Paraguai, Argentina e duas em instalação na Guiana Francesa.
A indicação foi feita pelo senador e líder do governo no Congresso Nacional, Eduardo Gomes, MDB/TO, em reconhecimento ao relevante trabalho de Frei Hans e da Fazenda da Esperança, prestado ao povo do Tocantins, do Brasil e mundo afora.
A Comenda será entregue em data a ser agendada pela Mesa do Senado.
Conheça mais sobre Frei Hans
Tornou-se pároco da Igreja Nossa Senhora da Glória, no ano de 1979, em Guaratinguetá- SP. Quatro anos depois fundou a Fazenda da Esperança junto a Nelson Giovanelli, na época, um jovem paroquiano.
No ano de 1997 assumiu no Brasil a Presidência da Fundação Pontifícia Católica (Ajuda à Igreja que Sofre). Dois anos depois, fundou a Família da Esperança, uma Associação Internacional de fiéis responsável pelo trabalho da Fazenda da Esperança.
O ano de 2007 foi um dos mais importantes na história da Fazenda, quando frei Hans recebeu a visita do Papa Bento XVI. Momento que emocionou o mundo inteiro, quando o papa emérito, abandonou os protocolos e caminhou entre os jovens, outrora marginalizados pela sociedade.
Em 2010, recebeu o Reconhecimento Pontifício da Família da Esperança como Associação Internacional de Fiéis, pela Santa Sé. E quatro anos depois foi nomeado pelo Papa Francisco como consultor do Conselho Pontifício para os Leigos.
Um evento no ano de 2014 incentivou a Fazenda a continuar levando a esperança aos que mais precisam. Emmaus e Giancarlo, presidente e co-presidente do Movimento dos Focolares se encontraram com Frei Hans e os jovens das Fazendas da Esperança da Região Sudeste, em Guaratinguetá.
No ano de 2015, Frei Hans ganhou uma honraria da Cruz de Mérito concedida por seu país de origem e o reconhecimento definitivo da Família da Esperança. Esta premiação foi dada pelo trabalho no campo econômico, político, social e espiritual. No ano seguinte, participou de audiência privada no Vaticano, na companhia de Nelson Giovanelli com o Papa Francisco que enviou mensagem aos jovens da Fazenda.
E, por último, em 2018 recebeu o Prêmio Internacional Pomba Dourada da Paz como sinal de reconhecimento pelo trabalho feito a favor de muitas pessoas, que passam por situações de dependência química, menores em situação de risco, atendimento a portadores do vírus HIV, entre outros.