Lucas Eurilio

Um fura-fila se deu mal e foi preso após burlar o sistema, ter se passando por uma pessoa com dificiência (PcD) e tomar a vacina contra a Covid-19, em Porto Nacional, região central do Tocantins. O jovem tem 24 anos e não teve a identidade revelada.

Na cidade acontece a vacinação de pessoas acima de 55 anos e PcD.

O caso foi registrado nesta quinta-feira, 13, e segundo as informações da Polícia Militar, o rapaz foi preso em flagrante. Logo depois de se imunizar, ele começou a comemorar com um grupo de amigos e não apresentou nenhuma alteração física na perna.

Ao perceber que o criminoso estava mentindo, as enfermeiras responsavéis pela vacina acionaram a PM e uma equipe o conduziu até 11ª Central da Polícia Civil.

Uma nota encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde diz que o “ao aproximar-se da porta de saída, levantou os braços e gritou “vacinei” . (Veja no final da matéria).

A Secretaria de Segurança Pública também confirmou o incidente e disse que o homem deve responder por estelionato por obter vantagem indevida e causar prejuízo social ao Tocantins.

Um inquérido foi instaurado e será conduzido pela 71ª Delegacia de Polícia de Porto Nacional.

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através da Secom.

Em nota,  Secretaria de Saúde de Porto Nacional –TO, informou que a respeito do ocorrido no dia 13 de maio, sobre a indução a erro da equipe de vacinação informa que:
O procedimento para a vacinação ocorre da seguinte forma: o cidadão passa primeiro pela triagem, quando entrega o documento de identificação juntamente com o cartão de vacina, ao que a equipe da triagem faz a conferência e preenchimento do cartão. Em seguida o cidadão se dirige para a mesa de vacinação, que dista cerca de 6m da mesa de triagem.
No caso em questão, o cidadão simulando deficiência, aproximou-se diretamente da mesa de vacinação, sem passar pela triagem, fingiu já ter passado pela triagem, ainda com a dissimulação da deficiência física, ao que a técnica de enfermagem lhe aplicou a vacina. Tão logo recebeu a vacina, continuou andando com as mesmas simulações, porém ao aproximar-se da porta de saída, levantou os braços e gritou “vacinei”, ao que a equipe de vacinação constatou o ocorrido e acionou a polícia que chegou imediatamente e deteve o cidadão.
Em seguida, a Diretora da Vigilância em Saúde, registrou boletim de ocorrência e as providências legais estão sendo tomadas.