Maju Cotrim

O deputado federal Carlos Gaguim (Democratas) encaminhou aos prefeitos de sua base um comunicado pedindo que não compareçam ao protesto na porta do Palácio que vai acontecer dia 16.

Os prefeitos vão protestar, segundo a ATM, pela entrega imediata dos ônibus e máquinas que irão para todos os 139 municípios. Os recursos foram destinados pela bancada federal.

“O deputado esclarece que as máquinas e os ônibus, ambos provenientes de Emenda de Bancada, serão entregues logo que todos os trâmites legais estejam providenciados. Além disso, o parlamentar destaca que apesar dos ônibus e máquinas serem de Emenda de Bancada, foi ele que *esteve à frente desse trabalho como coordenador da Bancada do Tocantins* na Câmara dos Deputados”, diz o comunicado. Gaguim é aliado de primeira hora do governo

“Os prefeitos que quiserem ir fiquem á vontade”, disse.

Em entrevista á Gazeta, Gaguim disse achar desnecessário o manifesto porque o governo já está providenciando a entrega. “Esses ônibus que estão aí e os que vão chegar são de emenda de bancada mas quem foi atrás ano passado e lutou foi o deputado Gaguim, fui 50 vezes no ministério, não está tendo aula agora não está precisando dos ônibus, estão finalizando os trâmites. “Para que expor o governo nisso? ”, disse.

Gaguim chegou a dizer que a atual coordenadora da bancada, segundo ele, não movimentou “uma ruela” em prol dos recursos .

Sobre as máquinas, ele disse que elas estavam praticamente perdidas e que a atuação em Brasília consistiu garantir. “É de bancada mas teve meu trabalho pessoal lá no ministro”, chegou a dizer.

“O governo vai entregar as máquinas, eu e Eduardo Gomes já pedimos para entregar. Ele quer fazer uma entrega simbólica com o ministro aqui”, pontuou. Gaguim revelou que ele e Gomes articulam a vinda do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e também do presidente da Sudam para uma entrega simbólica.

Gaguim reforçou ainda o papel determinante do senador Eduardo Gomes, líder do governo no Congresso na liberação dos recursos e na articulação diária em Brasília.