Pedro Cabral será o primeiro tocantinense na competição mundial da FIA - Foto: Divulgação
Pedro Cabral será o primeiro tocantinense na competição mundial da FIA - Foto: Divulgação

O jovem piloto Pedro Cabral está fazendo história no esporte tocantinense. Aos 19 anos, ele se tornou o primeiro representante do Tocantins a disputar a Copa do Mundo de Kart, promovida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A competição acontece nesta semana em Cremona, na Itália, e reúne mais de 170 pilotos de vários países.

As provas começaram nesta sexta-feira, 26, e seguem até domingo, 28, quando serão realizadas as grandes finais. Pedro compete na categoria OKN, uma das mais disputadas da modalidade, e conquistou a vaga por meio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Com uma trajetória iniciada em 2019, Pedro afirma que representar o Tocantins e o Brasil em uma competição mundial é uma emoção indescritível.

“É uma oportunidade única. Me preparei bastante em pouco tempo depois da Regional. Sei que é um campeonato de altíssimo nível e que só participar já é uma grande honra. Mas vou em busca de bons resultados. Quero aproveitar essa experiência ao máximo e aprender muito”, destacou o piloto.

O Brasil conta com uma delegação forte no campeonato. Na categoria OKN, além de Pedro Cabral, competem Allan Croce, Bernardo Gentil, Luca Croce e Rafael Croce. Já na OKN Júnior, o país é representado por oito jovens pilotos, entre eles Eli Steinbruch, Francisco Rocha, Guilherme Busato, João Bonadiman, Leonardo Ramires, Miguel Spohr, Nicolas Guth e Victoria Farfus.

Pedro destaca que o simples fato de estar entre os melhores do mundo já é motivo de orgulho:

“Conquistei essa vaga com inscrição, equipamento e suporte garantidos pela CBA. Estou muito feliz com essa conquista e pronto para dar o meu melhor”, afirmou.

Além das pistas, o tocantinense também acelera nos estudos: Pedro é acadêmico do 2º período de Direito no Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), em Palmas. A instituição parabenizou o estudante pela conquista e ressaltou o orgulho em ver seus alunos “ganhando o mundo e inspirando outros jovens tocantinenses”.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins