Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro – Foto – Divulgação

Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado

Cínthia Ribeiro que agora também é Mantoan. Mãe do João e também do pequeno Vitório é a única gestora de capital do país. Prefeita de Palmas oficialmente após Carlos Amastha deixar a gestão em 2018 desde então ela vem imprimindo seu estilo de fazer política, gostem ou não gostem. Desde o tempo que, segundo ela mesmo conta, a perguntavam se ela ia dar conta de ser gestora.

Se reelegeu em 2020 numa disputa com recorde de candidatos. Divide opiniões políticas sobre seu estilo, manda a real nas suas redes diante das polêmicas e conseguiu ajudar a eleger o marido e líder, o advogado Eduardo Mantoan como deputado estadual.

A trajetória da prefeita de Palmas ganhou até as páginas de revista, revelando fatos marcantes na vida da gestora. Entre os assuntos abordados: maternidade, gestão, empoderamento, casamento, desafios e sonhos. Ela não poderá mais se reeleger na capital em 2024 e seu desafio político á frente do PSDB é tentar fazer um sucessor.

Chegou a dizer que Palmas não estava preparada para ter uma “prefeita mãe” e usa as redes como aliada da sua gestão principalmente nos momentos de crise.

Em entrevista nacional à revista Marie Claire Cinthia desabafou: “Me considero uma mulher muito além do meu tempo e posso me considerar, hoje, muito feminista”, chegou a dizer.

A gestora foi parar até no Fantástico ao mostrar ao país a saga de uma gestora para conciliar maternidade e administração.

Uma de suas frases recorrentes nos discursos: “Desfeitos os palanques nós governamos pra todos”.

Em entrevista a uma rádio na semana passada ela afirmou: “É preciso todo um aparato da sociedade para valorizar a inclusão e o trabalho de nós, mulheres, na política, inclusive das próprias mulheres, que devem abrir mão de um olhar machista,” afirmou.

Cinthia

Natural de Anápolis (GO), Cinthia chegou a cursar Engenharia Civil, mas se mudou para Brasília e formou-se em Fonoaudiologia. Foi no Congresso Nacional, onde trabalhou, que conheceu o saudoso senador João Ribeiro, com quem se casou e teve o filho João Antônio. Ao lado do então marido nas articulações políticas e nas interlocuções com lideranças tocantinenses, Cinthia aprendeu a fazer a política da conciliação e do bem comum.

Em sua carreira política foi candidata à vice-governadora na eleição de 2014 na chapa de Ataídes Oliveira, mas não se elegeu.