Deputada estadual Claudia Lelis – Foto – Divulgação
Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado
Ambientalista que também já atuou na área de comunicação e hoje é empresária do turismo. Substituiu o marido Marcelo Lelis como vice em 2014 e mostrou seu estilo político próprio. Se revelou uma política de qualidade com projetos de resolutividade social.
Claudia rasgou o rótulo que alguns insistiram colocar de “mulher do Marcelo Lelis”. Pegou o mandato que conquistou em 2018 e mostrou todo seu potencial na defesa do turismo, do Sudeste e causas femininas. Em 2022 todos nas rodas de conversas duvidavam de sua reeleição mas ela plantou solo fértil e conseguiu mais um mandato pela sua qualidade Legislativa:
Em entrevista exclusiva à Gazeta para esta série ela falou dos desafios . Ela tem na verdade mais de 20 anos envolvida na área pública e política.
“Os desafios foram muitos e sempre com muita garra e muita força fomos superando todos esses desafios. O maior deles na minha vida pública talvez tenha sido naquele momento que o partido por unanimidade me escolheu, me indicou como um nome para ocupar a vaga na época a vice governadora do Estado, foi um momento de grande desafio, 1ª mulher vice governadora do Estado, ganhamos as eleições do Estado, fomos ás ruas, falamos das propostas do governo que a a gente representava e foi um grande desafio pra mim sentar na cadeira de vice governadora além de ser a 1ª mulher eu representava todo um partido que me indicou e também representava um grande legado que o Marcelo Lélis á frente de um partido tinha deixado, foi realmente um momento desafiador e de muito aprendizado, uma grande escola e um orgulho pra mim ter assumido esse cargo, aprendi muito, cresci muito neste momento que fez que com que me desse condições de hoje estar aqui no 2º mandato na Assembleia”, disse.
Claudia falou ainda sobre os desafios das mulheres no Tocantins. “Temos assim inúmeros desafios a enfrentar, temos visto a questão da violência contra a mulher infelizmente é uma pauta que vem crescendo não só no Tocantins mas em todo país, a ocupação da mulher nos espaços de poder também é um grande desafio, acredito que tenho trabalhado muito nestes dois grandes eixos”, disse ela que é autora de projetos importantes na proteção á mulher.
“Defesa e proteção dos direitos das mulheres e também na questão da ocupação das mulheres nos espaços de poder seja na vida pública ou privada. Sempre digo que só teremos uma sociedade equilibrada quando homens e mulheres ocuparem o mesmo espaço infelizmente você que vê que houve um retrocesso na ocupação destes espaços de poder na política. Éramos 5 deputadas estaduais hoje somos três, na Câmara Federal não temos nenhuma representante e acho que isso aumenta ainda mais a representatividade de nós mulheres para que possamos não só estar na defesa das pautas femininas mas também na própria participação da mulher nestes espaços de poder”, disse.
“Sair do discurso para a prática e neutralmente temos visto que na prática não tem funcionado muito apesar de inúmeras situações, vários passos que temos avançado mas eu temos que avançar muito”, disse.
“É importante saudável para as mulheres termos essa participação feminina na política”, disse ao citar a defesa da cota para mulheres. “Pagar uma dívida história de muitos anos Atrás”, comentou.
Claudia reforçou sua luta pelos direitos das mulheres e contra a violência.
Conheça Claudia Lelis
Claudia Lelis foi eleita para exercer seu segundo mandato como deputada estadual pelo Partido Verde. É casada com o empresário e ex deputado estadual, Marcelo Lelis e tem quatro filhos e dois netos.
Em 25 anos no Tocantins, trabalhou como executiva na empresa que fez a construção do aeroporto de Palmas.
Exerceu o cargo de secretária de Comunicação da Prefeitura de Palmas, e foi a primeira mulher eleita vice-governadora do Estado do Tocantins, bem como a primeira integrante nacional do Partido Verde (PV) a ocupar o cargo.
Na Assembleia, tem forte atuação na defesa das políticas públicas para mulheres, meio ambiente, turismo, cultura, esportes e desenvolvimento social.
Claudia é aberta ao diálogo e acredita que a transformação que o Tocantins precisa e merece só será possível por meio da boa política, da aliança, do diálogo, da boa vontade, respeitando as instituições e, acima de tudo, com transparência e democracia.