Deputada estadual Janad Valcari – Foto – Divulgação
Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado
Pulso firme. Ela revolucionou a forma de representar na política desde que foi eleita em 2020. Ocupou a presidência da câmara da capital e através das redes sociais solta a voz de maneira firme contra o que acha não estar certo.
Seu nome: Janad Valcari. De vereadora a deputada estadual mais votada da história do Tocantins. Janad já marca a política do Tocantins pela autenticidade e estilo próprio.
Criou gabinete móvel, não manda recado e não se curva ás críticas. Seu nome é cotado para ser candidata á prefeitura de Palmas.
“Os desafios são tantos. Só o fato de ser mulher já é difícil. O machismo ainda é muito grande. As pessoas acham que o homem que tem o direito de comandar, manda. As pessoas não acreditam que as mulheres podem ter vez, oportunidade. Então, para mim foi um desafio muito grande. Quando deu certo como vereadora, viram que eu tenho pulso firme, tenho um coração grande, a sensibilidade de poder ajudar as pessoas, cuidar. Então, para deputada não senti tanta dificuldade política não, mas para vereadora foi mais complicado”, avaliou em entrevista exclusiva á Gazeta.
Ela atua como empresária de sucesso e usa a experiência para fazer da política um campo de atuação cada vez mais social. “Até pelo fato de ser empresária. As pessoas falavam: não, para que mexer com política? Deixa quieto. Mas vi que dá certo. Que mulheres podem ajudar o Estado”, disse.
Mais sobre Janad
Professora Janad Valcari é advogada, administradora de empresas, neuropsicopedagoga, tecnóloga em gestão e empresária no ramo da Educação. É natural de Palmeirópolis (TO) e reside em Palmas desde 1992. Em 2007, criou o Instituto Plantando e Colhendo o Bem, que realiza intenso trabalho social em prol das famílias carentes. Nas eleições de 2020, Janad elegeu-se vereadora de Palmas com 2.083 votos. Tornou-se presidente da Câmara e foi premiada nacionalmente entre os melhores parlamentares do Brasil. Em 2022 entrou para a história política do Estado, sendo a deputada estadual mais votada na capital e a mulher mais votada do Tocantins, com 31.587 votos.