Do Jalapão- Maju Cotrim
A comunidade quilombola do Prata no Jalapão realizou o primeiro dia da tradicional Festa da Rapadura deste ano nesta sexta-feira, 14. A abertura teve apresentações culturais, show de viola de vereda e muita interação da comunidade. A parte gastronômica surpreendeu com mais novidades este ano assim como os artesanatos.
A estrutura está maior também. Este ano a comunidade tem ainda wifi gratuita.
A festa aconteceu graças ao envolvimento da comunidade e parceria do governo, do Sebrae e da Energisa, estes últimos realizam o programa “Energia para crescer” que tem impulsionado os negócios.
A presidente da Associação da Comunidade, Luzia dos Passos agradeceu todos os presentes e visitantes que contribuem para a comunidade. Ela citou ainda o apoio do governador Wanderlei Barbosa para o evento.
O prefeito de São Félix, Carlão falou da importância da festa e lembrou de Eudoro Pedrosa (In Memorian) que criou o evento. Ele enalteceu ainda o trabalho da associação e também agradeceu o governo, Sebrae e Energisa.
O prefeito de Mateiros e do consórcio dos municípios do Jalapão, Pastor João Martins parabenizou a comunidade. “Duas coisas difíceis no jalapão : fazer festa e fazer obra”, disse.
O diretor de Relações institucionais da Energisa, Alan Kardec, a secretária executiva dos Povos Originários e Tradicionais, Cris Freitas e Ademary do Sebrae também estão presentes.
A Rapadura é tradicional na comunidade e a festa aumenta o número de turistas e visitantes. Na programação tem demonstração de moagem de cana e do processo de produção de rapadura.