De Mateiros- Maju Cotrim
Fotos: Gazeta do Cerrado

A semana foi marcada por um ato de vandalismo que mobilizou toda comunidade e redes sociais. A Pedra da Baliza, na região do Jalapão, foi pichada por dois jovens e a comunidade colocou literalmente “a mão da massa” para restaurar o patrimônio sem danificar.

A Gazeta pegou a estrada e foi até a Pedra da Baliza nesta sexta-feira, 5, mostrar um pouco mais do atrativo que fica na região de Mateiros.

Começando o roteiro passamos por paisagens lindas da Estação ecológica Da Serra Geral , área protegida pelo ICMBIO. Na divisa do Tocantins com a Bahia um misto de cenários não só físicos mas também sociais.

Um vasto campo de soja e caminhões pelo trecho de estrada de terra. Fomos por Dianópolis o que chega a 520 km até o local do atrativo,

Pedras em vários formatos enchem nossos olhos com uma paisagem nativa do cerrado.

Assista abaixo o vídeo mostrando os detalhes da pedra e de como foi a reação popular ao ato de vandalismo:

Sobre a pedra

A Pedra da Baliza é um marco geográfico na divisa entre o TO e a BA e um dos principais e mais visitados pontos turísticos junto ao entorno da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins.

Antigamente acreditava-se ser o local de divisa entre quatro estados: TO, BA, PI e MA. Sua importância está no fato de ser um ponto de referência visível à longa distância. As pessoas que se deslocavam na região a utilizavam para orientação. Com a evolução dos meios de georreferenciamento, constatou-se que não é exatamente o ponto de divisa destes estados. No entanto, a formação rochosa que representa este marco é visitada até os dias de hoje. Cite-se que o local já é bem conhecido e já constitui ponto de parada de turistas, sendo considerado um patrimônio histórico, cultural e geológico.

Fonte: Plano de Manejo da ESEC Serra Geral do Tocantins, ICMBio, 2014.