Reunindo pesquisadores, representantes do governo, setor privado e organizações da sociedade civil, a primeira edição da Feira e Simpósio de Soluções Energéticas para Comunidades da Amazônia (Energia & Comunidades) começa nesta segunda-feira (25), a partir das 18h, no Centro de Convenções do Amazonas, na Av. Constantino Nery, 5001, Flores.

A programação, com acesso gratuito, segue até quinta-feira (28), com a expectativa de reunir cerca de 2 mil visitantes por dia. O objetivo é debater a inclusão energética de comunidades isoladas na Amazônia – indígenas, ribeirinhos e povos tradicionais não atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelos programas de universalização do acesso à energia elétrica.

Participam da abertura o secretário de Meio Ambiente do Estado do Amazonas, Eduardo Taveira; o coordenador-geral de Desenvolvimento de Políticas Sociais do Programa Luz Para Todos, Paulo Gonçalves Cerqueira; o secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia, Hélvio Neves Guerra; a deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR), primeira mulher indígena eleita para o cargo no Brasil; o presidente do Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), Joaquim Belo; a coordenadora do Instituto Socioambiental (ISA), Adriana Ramos; o Superintendente do SEBRAE-AM, Lamisse Said da Silva Cavalcanti; e o coordenador da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Antônio Crioulo.

A partir do segundo dia, as atividades do evento ocorrerão das 8h às 20h. A área de exposição terá a presença de grandes marcas que apresentarão novidades e tendências da indústria de energias renováveis voltadas para sistemas isolados (off-grid), além de agentes financeiros, centros de pesquisa e organizações que desenvolvem projetos na Amazônia.

Segundo o assessor do ISA, Ciro Campos, a ideia da feira é alinhar as demandas energéticas das comunidades isoladas com as soluções das empresas, as oportunidades de financiamento e as políticas públicas. “Estima-se que cerca de dois milhões de pessoas não têm acesso constante à eletricidade na região. A expansão das energias alternativas favorece um modelo de negócios baseado na economia da floresta, fortalecendo a economia das comunidades, a autonomia, geração de renda, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável”, explica.

 

Simpósio

 

Além de trazer para Manaus uma amostra significativa de inovações do setor energético, o Energia & Comunidades promoverá um simpósio com dois dias de duração.

Serão realizadas quatro mesas de debate, com a participação de representantes de entidades como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade (IDEAAS), Amazonas Energia, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), entre outras.

No primeiro dia, terça-feira (26), serão abordados os temas “Realidade atual das políticas públicas para os sistemas isolados”, a partir das 10h, e “Modelos de negócio e iniciativas para atendimento às comunidades”, às 14h. Já na quarta-feira (27), os assuntos debatidos serão “Financiamento para geração em comunidades”, com início às 8h, e “Alternativas e perspectivas para acelerar a Universalização do acesso à Energia Elétrica”, a partir das 14h.

 

Programação paralela

 

Durante a feira, os visitantes também poderão participar de uma vasta programação paralela, com lançamento de filmes e estudos, além de reuniões, apresentações e debates.

Entre os destaques do primeiro dia, está a mostra de vídeos “Energia Limpa” do Projeto Saúde e Alegria (Tapajós); o lançamento do vídeo “Energia limpa na Amazônia” e apresentação do StoryMap Resex Solar do WWF; o lançamento do filme “Floresta Iluminada – energia limpa para os povos da Amazônia” do Instituto Socioambiental (ISA); e a apresentação da Campanha Solução do Engajamundo.

Na quarta-feira (27), ocorrerá a mostra de vídeos “O lado crítico das energias renováveis” da Aliança pelo Clima; o lançamento do Relatório “Xingu Solar” do ISA; a apresentação do Programa Amazônia – Banco Mundial; o lançamento da Aliança para a Solarização do Transporte na Amazônia; entre outras atividades.

O último dia terá a realização da Reunião do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), o Fórum Mundial de Clima e Justiça Social – Energia Solar e Estratégias para salvar a PanAmazônia e ainda um diálogo com gestores públicos regionais sobre como fomentar a cadeia de valor das energias renováveis nos municípios amazônicos. Mais informações no site: www.energiaecomunidades.com.br.

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia.
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes