Um homem de 52 anos foi preso na última quarta-feira, 14, em São Caetano do Sul (SP), sob suspeita de envolvimento em crimes de furto, estelionato e lavagem de dinheiro, ligados à venda de gado nas regiões de Chapada de Areia e Paraíso do Tocantins. O prejuízo estimado das ações criminosas é de R$ 3 milhões.

O suspeito, cujo nome não foi divulgado, atuava como gerente de uma grande propriedade rural em Chapada de Areia, onde, segundo investigações da Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Rurais (Deleagro), ele realizou diversas transações fraudulentas envolvendo mais de mil cabeças de gado. Além disso, ele é acusado de usar o dinheiro obtido ilicitamente para comprar veículos e imóveis, configurando crime de lavagem de dinheiro.

A polícia tomou conhecimento do esquema em fevereiro deste ano, mas o homem fugiu para São Paulo ao descobrir que estava sendo investigado. Ele foi localizado e detido em São Caetano do Sul, onde reside sua filha e uma irmã.

O delegado responsável pelo caso, Gustavo Henrique Andrade, revelou que há suspeitas de que o gerente possa estar envolvido em outros golpes em diversas cidades do Tocantins.

O suspeito será transferido de São Paulo para o Tocantins, onde ficará à disposição da Justiça para responder pelos crimes.