Maria José Cotrim
Articuladores e a cúpula do governo do Tocantins afirmam nos bastidores que 2019 terá cara e jeito novo no Executivo.É o que prepara nos bastidores a equipe de estudos para implantação de uma nova reforma administrativa na gestão estadual. A pleno vapor, o grupo instituído pelo governador Mauro Carlesse já começou a definir algumas diretrizes. As reuniões são diárias.
Será Estabelecido um novo conceito de organização funcional com no máximo 10 Secretarias e a fusão de gerências, diretorias, extinção de cargos. O trabalho de montagem deste novo funcionamento da máquina pública está avançado e terá como diretriz básica reduzir sem impactar na produtividade dos órgãos.
A reorganização abrange ainda a redução drástica de contratos temporários e a instalação do ponto eletrônico em todas as secretarias. Estas medidas estão previstas para ser anunciadas já no dia primeiro após o ato de posse de Carlesse.
Centenas de cargos já foram extintos e os contratos, por causa das vedações eleitorais, só podem ser alterados após o dia 31. Os servidores que estão à disposição também não podem ser removidos.
Conforme apuramos, uma série de medidas serão anunciadas já no primeiro dia de mandato de 2019.
Caso Secretaria de Governo
O que a Polícia Civil começou a investigar a atual gestão já estava levantando, segundo apuramos junto ao Palácio. Centenas já foram exonerados desde que Carlesse assumiu gerando uma economia de mais de R$ 2 milhões na pasta. A redução drástica de contratos também está prevista em todas as pastas, porém preservando os serviços essenciais.