Diante da conquista da vacinação para os profissionais da educação do Tocantins, a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, vem realizando uma série de reuniões on-line para apresentar as estratégias que estão sendo adotadas para imunizar esse público. Nesta quarta-feira, 2, a reunião foi com diretores das Regionais de Educação, Juventude e Esportes e gestores das escolas da rede estadual de ensino.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, reforçou que a vacinação dos profissionais da educação era uma bandeira levantada pelo Governo do Tocantins junto ao Governo Federal. “O governador Mauro Carlesse havia apresentado, junto com o secretário da saúde, essa demanda no Ministério da Saúde, assim como também já tínhamos apresentado ao ministro da educação, na ocasião de suas visitas ao Tocantins. Essa é uma grande conquista para todos nós educadores”, destacou.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Perciliana Bezerra, explicou que as vacinações chegam aos municípios de forma escalonada. “Nesse momento, serão atendidos os profissionais que atuam diretamente nas unidades de ensino. Posteriormente será ampliado para os profissionais que atuam na educação, mas fora do ambiente escolar. A vacinação ocorrerá no município onde os profissionais estão atuando”, explicou.

A diretora Regional de Educação, Juventude e Esportes de Miracema do Tocantins, Elvina Gomes, também comemorou a conquista. “Estamos todos felizes com a chegada da vacina, muito grata ao governador Mauro Carlesse e à nossa secretária Adriana Aguiar, por defenderem a inclusão dos profissionais da educação no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. Toda a comunidade da educação está muito grata e feliz, é a educação sendo priorizada”, comemorou.

O diretor de Políticas da Educação da Seduc, Leandro Vieira, apresentou a proposta de um questionário (Vacinômetro) que deverá ser preenchido pelos diretores das unidades de ensino. “Esse é um instrumento que servirá como suporte para fazermos o diálogo com a saúde, pois ajudará no monitoramento dos índices de vacinação, conforme a organização dos municípios. Se um município, por exemplo, optou por vacinar por faixa etária e já completou esse público, poderemos avançar para um novo grupo”, explicou.

Agenda

Após a definição da vacinação dos profissionais da educação do Estado do Tocantins como grupo prioritário, a titular da Seduc tem articulado uma série de reuniões para repassar as orientações sobre os procedimentos necessários para a imunização. Além dos diretores Regionais de Educação e gestores das escolas, já participaram dos  encontros on-line os dirigentes municipais de educação e gestores de escolas particulares, para reforçar as estratégias de vacinação desses profissionais em todo o Estado.