Equipe Gazeta do Cerrado
Em tempos de pandemia, percebe-se uma corrente de empatia, solidariedade e cuidado com outro que tem feito toda diferença para passar por tudo isso. A sensibilidade de se colocar no lugar do outro é essencial nesse momento em que estamos vivendo e pequenos gestos podem impedir mortes. Atos como usar máscara ao sair de casa, evitar o toque e aderir ao distanciamento social não somente salva a si mesmo, mas salva o outro.
A pessoa infectada tem uma grande responsabilidade que consiste em tomar todos os cuidados necessários para não propagar a doença.
Em Araguaína, uma moradora infectada por Covid-19 deixou um recado no lixo que separou para ser recolhido. A ação comoveu as redes sociais.
O recado dizia ” Olá Bom dia! Sr Gari, testei positivo em exame da Covid-19. Isolei meu lixo com todo o cuidado para evitar a sua contaminação. Que Deus abençoe vocês, se cuidem!”
Pode ser assustador em função de tudo o que estamos vivendo, mas demonstra carinho, respeito mesmo!
Segundo a prefeitura de Araguaína, Muitas pessoas tem feito descarte incorreto de máscaras e luvas, jogando pela rua, sem cuidado algum. “Que nos sirva de lição esse gesto tão bonito! Ainda temos pessoas sensíveis e cuidadosas nesse mundo”, disse a prefeitura.
Descarte quando há pessoas com sintomas ou diagnóstico de Covid-19:
- Separar uma lixeira de uso exclusivo da pessoa infectada ou com suspeita de coronavírus no cômodo reservado para ela;
- Uma pessoa não infectada deve retirar o saco do cesto pelo lado de fora e fechá-lo de forma que não vaze nem ar nem líquidos, para que o vírus fique dentro do saco de lixo;
- Não separar o lixo reciclado do lixo comum;
- Usar dois sacos para acondicionar o lixo e não esquecer de fechá-los e lacrá-los bem;
- Higienizar pontos de contatos, como alças e tampas de lixeiras;
- Colocar os sacos para a coleta de acordo com os dias que o caminhão passa na rua.