A atriz global Glória Pires utilizou sua influência nas redes sociais para pedir ajuda em prol do educador Luciano Coelho, de 52 anos, que enfrenta uma batalha contra o câncer no pulmão. Em um comovente story em seu perfil no Instagram, Glória fez um apelo aos seus seguidores para contribuírem com qualquer valor em uma campanha para auxiliar no tratamento do profissional de educação.

Luciano Coelho, concursado como pedagogo orientador educacional e atual diretor da ETI Daniel Batista, em Palmas, Tocantins, é conhecido por sua dedicação e extenso círculo de amizades. Além de sua atuação exemplar na área da educação, Luciano também se engajou em diversas militâncias.

A trajetória da doença começou em janeiro de 2018, quando um médico solicitou uma biópsia e, em fevereiro, o diagnóstico foi confirmado: um raro Câncer de Pele Melanoma Letiginoso Acral, incomum em pessoas de pele clara. O tratamento seguiu com acompanhamento médico ao longo de cinco anos, até que em maio deste ano, novos exames revelaram a presença de metástase no pulmão.

Luciano Coelho

Esse tipo de câncer, é o mesmo que teve o famoso cantor reggaeiro Bob Marley, que também descobriu o tumor após uma partida de futebol, só que no pé direito.

Depois do diagnóstico, o professor contou que precisou fazer a amputação do dedo no qual o tumor estava. Após o procedimento cirúrgico, Luciano teve dois anos de remissão, mas em 2020 o tumor em forma de mestástase migrou para o pulmão.

Ele tratou, ficou oito meses em nova remissão e em 2021 novos focos surgiram no pulmão e um novo tratamento, não deu certo.

“Após da amputação vivi dois anos em remissão, mas em 2020 no início da pandemia, o tumor em forma de metástase, migrou para o pulmão através da corrente sanguínea. Reiniciei o tratamento fazendo uma linha de medicação da imunoterapia, não deu certo. Fiz outra linha da imunoterapia, também não deu certo. Tive uma hemorragia pulmonar em novembro de 2020, obrigando a retirada do lobo médio direito do pulmão. Ao fazer a biopsia constatou margens comprometidas, sendo necessário realizar 10 seções de radioterapia alvo. Foi um sucesso e fiquei 8 meses em remissão, no final de 2021 novos focos do tumor no pulmão apareceram e o médico optou por fazer uma terceira linha de imunoterapia. Também não deu certo. Em 2022 a estratégia foi a primeira linha da quimioterapia, não funcionou”, contou à Gazeta do Cerrado.

Luciano contou também que ficou desenganado da medicina e sem tratamento, passou a ter uma estimativa de vida de um ano e meio, até que ele conseguiu ingressar num tratamento experimental gratuito nos EUA.

“Desenganado pela medicina, parti para um tratamento paliativo com uma terceira linha da quimioterapia. Também não deu certo. Sem tratamento fui pra casa com uma estimativa de 1 ano e meio de vida. Com ajuda da equipe médica da Oncoclínica de Brasília e Dr. Antônio Buzaid do Hospital Beneficiência Portuguesa, no inicio de 2023, consegui ingressar num tratamento experimental de uma medicação experimental do EUA gratuita. Tomei 4 doses, mas os exames mostraram que a doença dobrou de tamanho. Hoje encontro sem tratamento e preciso ir para EUA realizar o CAR-T CEEL, mas o custo do tratamento é muito alto, em torno de 500 mil dólares, aproximadamente 2,5 milhões de reais. Para iniciar é preciso ter o visto americano, já tenho, encaminhamentos da equipe médica brasileira e o recurso, sem isso não é capaz de iniciar o protocolo de tratamento por lá”, explicou.

O tratamento completo totaliza um alto custo de aproximadamente R$ 2,5 milhões. Nesse momento delicado, o educador conta com o apoio de amigos, familiares e agora, com a divulgação de Glória Pires, busca sensibilizar pessoas de todo o país para se unirem à causa e ajudarem a custear esse tratamento crucial.

As doações podem ser realizadas por qualquer valor, e cada contribuição fará a diferença para Luciano Coelho, que luta contra o relógio em busca de seu tratamento nos Estados Unidos, onde os estudos contra o melanoma estão mais avançados. O gesto solidário de cada doador poderá fazer toda a diferença nessa corrida pela vida do educador tocantinense.

“Se cada um dos meus seguidores contribuir com um real, esse querido professor que está correndo contra o relógio vai conseguir fazer o seu tratamento. eu estou nessa corrente e peço a sua ajuda com qualquer valor”, disse Glória.

Para ajudar o professor Luciano a conseguir fazer o tratamento, abaixo estão os dados bancários.

Banco do Brasil
Agência:1867-8
Conta Corrente: 81.249-8
Pix: [email protected]

Luciano Coelho de Oliveira