Foto – Divulgação

A Prefeitura de Goiatins decidiu liberar o uso obrigatório de máscaras contra a Covid-19 no município. A medida vale tanto para ambientes abertos como fechados e já está em vigor. No decreto com a mudança, o prefeito Manoel Natalino (Avante) cita “a ampla cobertura vacinal e o efeito positivo da imunização” como justificativa para a decisão. No entanto, Goiatins é uma das cidades tocantinenses com menor percentual de moradores imunizados.

Segundo o portal Integra, que reúne as informações da vacinação nos municípios tocantinenses de acordo com os dados divulgados pelas próprias prefeituras, Goiatins tem apenas 47,46% da população vacinada com as duas doses ou a dose única. Este é o quinto menor percentual do estado. A população da cidade está estimada em aproximadamente 12 mil pessoas.

Além de desobrigar as máscaras, o decreto também permite o retorno da ocupação de 100% da capacidade em todos os locais e autoriza o retorno de eventos como vaquejadas, festejos e shows. O documento também cita ‘a necessidade do reequilibrio econômico do município” para justificar as medidas.

De acordo com o último boletim epidemiológico de Goiatins, divulgado na quinta-feira (10), a cidade tem sete casos ativos da doença e já registrou, desde o início da pandemia, 1.623 casos confirmados. A cidade acumula 22 mortes.

Goiatins também é conhecida pelas aldeias indígenas que tem na zona rural. Entre esta população, já foram confirmados 222 casos de Covid, sendo que duas pessoas morreram.

Fonbte – G1 TO