Maria José Cotrim
Os dois senadores eleitos pelo Tocantins, Irajá Abreu e Eduardo Gomes vão substituir Vicentinho Alves e Ataídes Oliveira. O páreo foi duro pelas vagas. O mandato é de oito anos. Os dois comemoram a vitória com familiares e amigos.
Eduardo Gomes ganhou em primeiro lugar com mais de 240 mil votos. Em meio a pesquisas de ultima hora antes do pleito ele nunca desanimou e sempre disse que iria ser o mais votado. Ele tem como suplente, Siqueira Campos que assim que se recuperar de saúde deve assumir por alguns meses a vaga.
Gomes enfim após ter sido vítima de pesquisas em 2014 conseguiu chegar ao Senado com amplo apoio popular e de lideranças.
Já Irajá Abreu enfrentou muitas críticas por ser filho da senadora Kátia Abreu mas afirmou que quer ser o senador mais jovem do Brasil na defesa pelo Estado. O apoio de prefeitos e líderes na última hora ajudaram na eleição dele que teve mais de 212 mil votos.
O terceiro colocado foi César Halum que lutou bravamente por uma vaga e teve votação expressiva também. Ele foi seguido por Vicentinho que teve 174 mil votos e figurou muitas vezes na liderança de maioria das pesquisas.
No Senado, os novos senadores terão o desafio de ajudar o Tocantins com mais recursos e ainda de destravar obras importantes como a de Porto Nacional.
Eduardo Gomes
Eduardo Gomes era o suplente de Siqueira Campos na coligação ‘Governo de Atitude’, mas assumiu a vaga após o ex-governador ter que desistir da campanha por problemas de saúde.
Carlos Eduardo Torres Gomes nasceu em 1966 na cidade de Estância (SE) e atuou no Tocantins como empresário antes de entrar na política. Ele começou ocupando as secretaris de educação e cultura em Xambioá em 1986. Chegou em Palmas em 1989, no ano de fundação da capital, e foi chefe de gabinete.
Eduardo Gomes também já exerceu mandatos como vereador de Palmas entre 1997 e 2003 e como deputado federal entre 2003 e 2015, esta é a segunda vez que ele disputa uma vaga ao Senado.
Irajá Abreu
Irajá Silvestre Filho, conhecido como Irajá Abreu, foi lançado candidato pelo Partido Social Democrático (PSD). Ele nasceu em 1983 e é formado em Publicidade e Propaganda e já trabalhou como empresário e produtor rural.
Filho da Senadora Kátia Abreu, Irajá Abreu foi eleito deputado federal em 2011. Durante o mandato, se licenciou para assumir o cargo de Secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária no governo do Tocantins. Foi reeleito como deputado federal em 2014.