Medida mobiliza todos os órgãos estaduais e autoriza a entrada das equipes em propriedades particulares, caso seja necessário para conter queimadas. Decreto foi assinado pelo governador Wanderlei Barbosa.

 

Incêndio florestal atinge zona rural de São Miguel do Tocantins — Foto: Reprodução

 

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) decretou situação de emergência por causa do grande número de incêndios florestais registrados no estado. O decreto ficará em vigor pelo prazo de 180 dias (seis meses).

A medida foi anunciada durante a entrega de equipamentos e veículos para a Polícia Civil e Polícia Científica e ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), nesta quinta-feira (5). Outro decreto assinado pelo governador autoriza a contratação de 60 brigadistas para dar apoio às equipes durante as ocorrências. O Objetivo, segundo o governo, é fortalecer o combate aos focos de incêndio no estado.

Conforme o governdo, em situação de emergência, fica autorizada a mobilização dos órgãos estaduais para os combates. As equipes poderão entrar em propriedades particulares, se necessário, para prestar socorro ou determinar evacuação de pessoas em situação de risco iminente. Os trabalhos serão coordenados pela Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros.

Por causa das queimadas, as Dunas do Parque Estadual do Jalapão foram fechadas para visitação. Uma queimada na vegetação da Serra do Espírito Santo motivou a medida, para garantir a segurança dos visitantes durante o combate ao fogo, nesta quinta-feira.

Já na Lagoa da Serra, em Rio da Conceição, dentro das Serras Gerais, visitantes tiveram que deixar quiosques às pressas por causa da proximidade do fogo às margens do atrativo.

Durante o último fim de semana, a zona rural de Araguanã, no norte do estado, foi castigada por diversos focos de incêndios, que afetaram propriedades da região. O combate seguiu durante a semana. São Miguel do Tocantins também começou o mês com o combate a queimadas.

No ranking geral de focos de queimadas monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins ocupa a quinta posição, com 9.901 focos. O número é de 1º de janeiro até a tarde desta quinta-feira.

Nos primeiros cinco dias de setembro, já são 1.432 focos. No mês de agosto, foram 2936 registros por satélite.

(Fonte: g1 Tocantins)