Maria Cotrim

O governador Marcelo Miranda assinou a ordem de serviço para construção do Complexo Prisional com capacidade para 603 presos no Estado. O recurso é de cerca de R$ 26 milhões. O prazo de construção é de dois anos.

O projeto prevê presídio de segurança máxima, com alas masculinas e femininas. Dentre as celas estão 20 para visitas íntimas.

Na solenidade de abertura, a secretaria Gleidy Braga afirmou que desde o início da gestão o governo busca melhorias para as unidades prisionais. ” Nosso objetivo é oferecer melhores condições aos detentos”, disse. Ela falou em oferecer estruturas físicas mais humanas.

Em sua fala ela disse que o principal desafio é o pós encarceramento. ” É mais barato prevenir o crime do que trabalhar no eixo da repressão”, disse ao admitir que o Estado te 41 unidades que abrigam mais de 3 mil pessoas. Há apenas uma penitenciária no Estado.

O governo discute uma reforma na Unidade prisional de Cariri. ” Temos problemas sim mas com a liderança do governador Marcelo Miranda e apoio do governo federal estamos superando”, frisou.

O prefeito de Aparecida do Rio Negro participou do evento e falou da importância da obra. Ele contou que o município teve receio com relação a obra por causa do risco social. ” Sabemos que município vai ter problema com isso e pedimos ao Estado que nos ajude a melhorar a estrutura do município”, pediu. O gestor pediu que o Estado não deixe o município sozinho com relação aos impactos sociais.

Em seguida o Diretor Penitenciário Nacional, Marco Antônio falou da importância da reinserção social dos detentos. ” A expectativa é que diminua o deficit de vagas trazendo mais um pouco de vagas neste sentido”, disse.

O governador em sua fala disse que a obra é um sonho ainda mais no atual cenário nacional. ” Isso vai significar muito para o Estado e para o país. O projeto é histórico para o Tocantins e culminou se agora neste meu governo “, afirmou.

“Nós vamos fazer a obra, o dinheiro já está em conta. Estou preocupado com a autoestima do ser humano. Não quero saber de obras faraônicas quero saber é que aquela obra é a salvação de um pai de familia”, defendeu.

O governador falou que está otimista e mandou um recado ao presidente Michel Temer.” Queremos um Brasil melhor. Diga ao ministro e ao nosso presidente que aqui tem um governador preocupado que quer o apoio da união”, disse ao diretor nacional.

Em entrevista exclusiva ao Portal Gazeta do Cerrado, o governador Marcelo Miranda falou  sobre a greve dos servidores públicos que começa nesta terça-feira, 9, em todo o Tocantins nas categorias da Saúde, Educação, Quadro Geral e outros. (Confira vídeo do governador pedindo sensibilidade aos servidores)

“Não podemos ir também onde o braço não alcança. Vejo que o momento não é oportuno”, disse. O governador completou ainda: ” quero que o servidor entenda que não tem maldade, pelo contrário o governo vem se preparando para honrar os compromissos”, completou.

Concurso

O governador anunciou o decreto que regulamenta o curso de formação do concurso da Cidadania e Justiça. A secretaria Gleidy reforçou o compromisso em continuar o certame.

O termo foi assinado pelo governador durante a solenidade e será publicado no Diário Oficial de hoje.

Em entrevista ao Gazeta do Cerrado em vídeo a secretária Gleidy Braga explica detalhes. Confira na nossa página no face.