Durante a solenidade de entrega da unidade da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7º CIBM – Guaraí), nesta quinta-feira, 04 de julho, o governador Wanderlei Barbosa reafirmou o apoio à reeleição da prefeita Fátima Coelho. “Eu tenho a crença na vitória dessa mulher guerreira, amiga, competente e humana. Por isso, não posso ir contra essa pessoa que nunca me faltou”, declara o chefe do Poder Executivo do Estado.

 

Em seu discurso, a prefeita Fátima Coelho agradeceu a confiança do governador Wanderlei Barbosa e demais autoridades. Ela convidou todos a refletir sobre a profissão bombeiro. “Desperta em nós amor ao próximo, heroísmo, dar o melhor em favor dos outros. Essa dedicação e abnegação do bombeiro que arrisca a sua vida pra salvar a de outra pessoa, seja em incêndios, na água, nas alturas ou na terra, exemplifica o desejo de ajudar aquele que necessita de socorro de urgência. Por aqui, o sonhos dos guaraienses está sendo realizado com a presença da corporação em nossa cidade”, refletiu. 

 

Para o governador Wanderlei Barbosa Guaraí vive um excelente momento e a presença do Corpo de Bombeiros representa um marco histórico para o município. “A segurança é fundamental na vida de qualquer ser humano. Entendermos o quanto essa instituição é importante para Guaraí. Imagina a relevância dessa estrutura que eleva a cidade a outro nível. A instalação da corporação representa a união de forças de quem quer o bem de Guaraí, de quem se preocupa com a segurança e o bem-estar dessa população”, disse.

 

O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, ressaltou que a corporação é estratégica em Guaraí. “Uma região central e referência nesta localidade. Inaugurar uma instalação como essa, bem feita e bonita, é certeza que vai ser bem cuidada e será relevante para a população. Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, enfatizou.

 

A solenidade contou com a presença da senadora Professora Dorinha; do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres; deputados federais Alexandre Guimarães e Vicentinho Jr; do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz; do vice prefeito de Guaraí, Donizete Rocha; os deputados estaduais: Luciano Oliveira, Valdemar Jr e Olyntho Neto; o presidente da Câmara Municipal de Guaraí, Gleidson Bueno; acompanhado dos vereadores do parlamento municipal.

 

Investimentos

Com arquitetura moderna em uma área de 533 metros quadrados, o terreno foi doado pela Prefeitura de Guaraí, situado às margens da Rodovia BR-153, na marginal pela Avenida Bernardo Sayão. A administração municipal também executou o projeto arquitetônico, além de articular as emendas que tornaram o sonho realidade..

 

Para a construção, o investimento foi de R$ 1,5 milhão, do governo federal, por meio de emenda destinada pelo ex-deputado federal Osires Damaso. O veículo, caminhão especial Auto Bomba Tanque Resgate, foi adquirido por meio de emenda da senadora Professora Dorinha, por meio do Ministério da Defesa, com investimento de R$ 2 milhões.

 

Abrangência

A estimativa é de que o serviço atenda uma população de aproximadamente 108 mil habitantes de 16 municípios da região. O 7ª CIBM é composto por três pelotões, sendo 20 bombeiros militares e 8 funcionários civis. Dentre os principais serviços realizados, estão incluídos atendimento pré-hospitalar, desencarceramento de veículo, combate a incêndio, salvamento, entre outros.

 

Mais obras, mais segurança

Na ocasião, a prefeita Fátima Coelho também presenteou a população com mais uma conquista, a assinatura da ordem de serviço para as obras de iluminação da BR-153, perímetro urbano de Guaraí. 

 

Escola Técnica de Guaraí

A comitiva que oficializou a entrega da unidade dos Bombeiros em Guaraí, visitou a retomada das obras do Centro Educacional Profissionalizante. Projetada para atender cerca de 900 jovens, a Escola Técnica de Guaraí possui 12 mil metros quadrados de construção.

 

O empreendimento educacional, localizado no Setor Pestana, ao lado do Parque de Exposições Agropecuária, teve suas obras iniciadas em 2013 e paralisadas desde então. A retomada da sobras é uma das lutas da prefeita Fátima Coelho, agora, é mais uma conquista e um sonho se tornando realidade para os guaraienses.